Setecidades Titulo
Região deve explorar potencial turístico 'verde'
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
13/08/2010 | 07:12
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O meio ambiente foi um dos principais fatores que levaram Santo André e São Bernardo a entrar na lista dos 16 municípios do Estado de São Paulo escolhidos pelo Ministério do Turismo para estudo de potencialização turística na região.

"A ideia é melhorar o turismo nacional. Para isso, 65 cidades do País e outras 16 do Estado foram indicadas pelo ministério e estudadas. Em São Bernardo, tenho certeza de que a Represa Billings e a extensa área verde foi um dos fatores decisivos da escolha", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição.

O trabalho foi iniciado em 2007, por meio da parceria do ministério com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas). O objetivo principal do relatório é permitir que os locais estudados analisem seus indicadores e os utilizem para planejar e colocar em prática vantagens competitivas. Os municípios em questão contarão, a partir de agora, com o apoio do Instituto Marca Brasil, ligado ao ministério, que os orientará no desenvolvimento de projetos de exploração do potencial turístico.

A pesquisa foi feita com dados e entrevistas as instituições públicas e privadas do setor.
Santo André atingiu 61,5 pontos, numa escala de zero a 100, enquanto São Bernardo ficou na média do País, com 54. A cidade andreense teve como atrativo a região de Paranapiacaba.

O resultado da avaliação foi divulgado na terça-feira. Os secretários estão analisando os documentos e em breve devem começar a planejar junto ao Instituto as ações para melhorar cada item. "Não temos a data de quando isso irá iniciar. A nossa região pode ser explorada principalmente pelo turismo ambiental e econômico. os benefícios aos munícipes são diversos, melhoria de infraestrutura é um deles", afirmou Conceição.

Entre os itens avaliados estão: capacidade empresarial,aspectos ambientais, social, cultural, acesso, economia local, infraestrutura geral, marketing, políticas públicas, serviços e equipamentos turísticos, cooperação regional, monitoramento, atrativos turísticos.

Os outros municípios do Estado avaliados são Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santos, São Carlos, São Sebastião e São Vicente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;