Internacional Titulo
Al-Qaeda e Baath fazem pacto contra eleições no Iraque
Da AFP
26/01/2005 | 18:47
Compartilhar notícia


O general americano John Batiste declarou, nesta quarta-feira, que a organização terrorista Al-Qaeda e os partidários do Baath do presidente iraquiano deposto, Saddam Hussein, fizeram uma aliança ou um ‘casamento de conveniência’, para evitar a realização das eleições de domingo no Iraque.

De acordo com Batiste, no comando das tropas norte-americanas na região situada ao norte de Bagdá, existe um grande risco de que ataques e atentados suicidas sejam cometidos no dia das eleições. O general afirmou também que mais de 750 rebeldes, entre os quais membros da Al-Qaeda e combatentes estrangeiros, foram detidos desde o dia 1 de janeiro nas quatro províncias de Salahedín, Diyala, Suleimaniya e Taamim (Kirkuk).

Batiste citou a Al-Qaeda e o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi como as maiores ameaças. Na sua opinião, Osama bin Laden e Zarqawi querem "destruir tudo, a qualquer preço". Os grupos rebeldes também causaram distúrbios nessa região, onde se encontram as cidades de Baaquba e Samarra, partidários de Saddam Hussein, que é natural de Tikrit.

"É uma combinação de ambos. Sem dúvida há ligações entre a Al-Qaeda e Zarqawi por um lado, e os militantes do Partido Baath por outro. Ambos possuem também contatos na Síria. Há alianças de conveniência entre esses grupos", explicou o militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;