Economia Titulo
MP prevê recolhimento do IR de fundo de pensão e seguradora
Do Diário OnLine
06/09/2001 | 20:06
Compartilhar notícia


Medida Provisória publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União determina o recolhimento, por parte dos fundos de pensão abertos e seguradoras, do Imposto de Renda sobre os rendimentos e ganhos obtidos nas aplicações dos recursos dos participantes. A cobrança se tornará obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2002.

Atualmente, tanto seguradoras quando fundos de pensão são isentos do pagamento do IR. Assim que a resolução passar a vigorar, ficarão isentos apenas o Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) e os fundos constituídos exclusivamente com recursos de pessoa física ou jurídicas imunes.

A MP prevê duas opções para o pagamento do tributo. As entidades que optarem pelo Regime Especial de Tributação (RET) pagarão alíquota de 12% sobre o aporte trimestral de recursos feitos pelo empregador no fundo. As que não escolherem o esse regime, a alíquota do IR será de 20% e incidirá sobre os ganhos das aplicações em renda fixa e variável trimestralmente.

O secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, explicou que o governo federal decidiu determinar a alteração por meio de Medida Provisória para que o mercado tenha tempo para se adequar à mudança. Caso contrário, segundo ele, a medida só entraria em vigor em 2003. "A medida visa dar tratamento tributário semelhante a todos os fundos de pensão", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;