Economia Titulo
Aumenta meta de racionamento em três Estados do Norte
Do Diário OnLine
07/08/2001 | 14:47
Compartilhar notícia


A meta do racionamento de energia elétrica nos Estados de Pará, Tocantins e Maranhão, abastecidos pela hidrelétrica de Tucuruí, será elevada de 15% para 20% para os consumidores residenciais, a partir do dia 22, e para 25% para as indústrias eletrointensivas, a partir do próximo dia 15. A informação foi divulgada pelo governador Almir Gabriel (PSDB-PA), que participou de reunião com representantes da Câmara de Gestão da Crise de Energia nesta terça.

Ainda de acordo com o governador, a meta para o setor industrial deverá ser de 10% e para o comércio, de 15%. Na avaliação de Gabriel, a solução não deverá provocar demissões porque os índices de redução no consumo da indústria e do comércio não passarão de 15%.

O governador informou que a base de referência para o cálculo da meta ainda não foi acertada. O Pará propôs que sejam utilizados os meses de outubro, novembro e dezembro. Já a Câmara de Gestão da Crise de Energia quer que seja maio, junho e julho, assim como ocorre nas demais regiões.

A partido do dia 15, os consumidores dos três Estados estarão sujeitos a cortes de energia e sobretaxas caso não cumpram a meta. Os Estados entraram em racionamento em julho, mas só conseguiu reduzir o seu consumo de energia em 9,8% contra uma meta de 15%.

Participaram da reunião o presidente da GCE, ministro Pedro Parente, o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, o coordenador do Programa de Racionamento, Euclides Scalco, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Mário Abdo, e os governadores do Tocantins, Siqueira Campos, e do Pará, Almir Gabriel. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, não participa do encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;