Internacional Titulo
Bush tenta recuperar apoio conservador criticando imigração ilegal
Da AFP
22/10/2005 | 14:39
Compartilhar notícia


O presidente americano, George W. Bush, tentou neste sábado atrair novamente os agora distantes aliados conservadores ao assinalar a existência de um excessivo contingente de imigrantes ilegais, mesmo que também tenha aproveitado a oportunidade para reafirmar o programa de permissão temporária a trabalhadores estrangeiros.

A promessa de aumentar o controle das fronteiras aconteceu no momento em que Bush é alvo de críticas de seus próprios aliados pela nomeação de Harriet Miers para a Suprema Corte, pelo esbanjamento dos gastos de administração e pelo fracasso em deter o fluxo de imigrantes ilegais na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Em uma tentativa de diminuir a brecha em pelo menos um desses temas, o mandatário americano assegurou em seu discurso de rádio semanal que o Governo desejava evitar que as pessoas entrem no país ilegalmente. "Nossa patrulha de fronteiras e agentes de imigração estão fazendo um bom trabalho, mas ainda há o problema. Cruzam nossas fronteiras imigrantes ilegais demais... estamos capturando uma maior quantidade de pessoas ilegais sem origem mexicana", destacou Bush.

O presidente lembrou que desde 2001 seu Governo deportou mais de 4,8 milhões de ilegais dos Estados Unidos para seus países de origem, incluindo cerca de 300 mil com antecedentes criminais, e ressaltou que está determinado a aprofundar o programa de deportação.

O chefe de Governo também manifestou seu descontentamento com a prática de liberar estrangeiros não-mexicanos que entram ilegalmente no país até sua apresentação à corte de imigração, o que a maioria dessas pessoas nunca vem a fazer. "Esta prática se chama 'prende-e-solta' e é inaceitável", frisou Bush com firmeza.

No entanto, Bush deu um novo ímpeto ao programa para criar um estatuto temporário para os estrangeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos, inicialmente lançado no ano passado, mas que havia ficado em suspenso pelas fortes críticas dos grupos conservadores.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;