Internacional Titulo
Presidente sul-coreano quer manter tropas no Iraque mais um ano
Da AFP
23/10/2007 | 09:05
Compartilhar notícia


O presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun, afirmou que deseja manter as tropas sul-coreanas no Iraque por mais um ano, até o fim de 2008, mas com a redução pela metade do número atual de oficiais, ou seja 600 homens.

Roh Moo-Hyun disse que a vontade faz parte do apoio contínuo aos Estados Unidos dentro das negociações sobre o programa nuclear da Coréia do Norte, nas quais Seul também participa com ativamente.

Em 2004, a Coréia do Sul enviou ao Iraque quase 3.500 militares, que naquele momento formavam o terceiro maior contingente no país, atrás apenas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Gradualmente o país foi reduzindo suas tropas até o número atual de 1.200 militares.

Washington tem pressionado Seul para que mantenha seu contingente no território iraquiano. Os sul-coreanos atuam na relativamente tranqüila cidade curda de Erbil, em missões de reconstrução e não de combate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;