Internacional Titulo
Embaixada dos EUA pode ser transferida para Jerusalém
Do Diário do Grande ABC
28/07/2000 | 16:15
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, disse esta sexta-feira que até o fim do ano decidirá se ordena a transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém ocidental.

``A luz do ocorrido (na reuniao de cúpula entre israelenses e palestinos em Camp David), estou estudando o assunto e tomarei uma decisao até o fim do ano, declarou Clinton à televisao israelense. ``Sempre quis transferir a embaixada para Jerusalém ocidental (...) nao o fiz porque nao queria fazer nada para limitar nossa capacidade de ajudar a negociar uma paz justa e duradoura para israelenses e palestinos', disse o presidente americano.

``Quero que o povo de Israel saiba que os Estados Unidos continuam sendo seu amigo e sócio e está totalmente comprometido com a segurança e o futuro deste país', acrescentou.

``Uma paz justa e duradoura é a melhor alternativa e a única para a segurança absoluta. Entretanto, devemos fazer o que pudermos para fortalecer a capacidade de Israel de defender-se e aprofundar nossa relaçao bilateral. De maneira que estou tentando isso', disse Clinton.

Perguntado se transferiria a embaixada para Jerusalém ainda que nao haja um acordo de paz entre israelenses e palestinos, Clinton respondeu que ``sempre quis fazê-lo'.

``Sempre pensei que era o correto. É algo que estou revendo agora, devido aos recentes eventos', acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;