Política Titulo
Mais perto de casa
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
12/09/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


O presidente Lula está próximo de bater neste ano o recorde de visitas ao Grande ABC desde que assumiu o cargo, em 2002. Depois de inaugurar a terceira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Bernardo na sexta-feira, o presidente já tem mais um evento, o décimo neste ano, marcado na cidade dia 30.

Nele, fechará a campanha do primeiro turno, de olho na eleição da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência e do senador Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo.

Época de campanha, aliás, é o período em que o presidente mais aparece na região que o lançou à vida pública, como dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, nas décadas de 1970 e 1980.

Em 2010, com altos índices de aprovação no governo e disputado no palanque de praticamente todos os candidatos do País, Lula escolheu primeiro Mauá, e agora São Bernardo, para divulgar o nome de seus candidatos.

Além disso, realizou cinco inaugurações, como a entrega de 252 unidades habitacionais no Núcleo Naval, em Diadema, que recebeu recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

PREFERÊNCIA
Excessão feita a 2004, Lula costuma aparecer mais na região nos anos em que há eleições - a ausência durante as campanhas municipais talvez explique o fato de a oposição conquistar cinco das sete prefeituras naquele ano.

Em 2009, o presidente veio quatro vezes para São Bernardo. Entre os eventos, participou da festa de 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - organização que sempre contou com sua presença nestes oito anos - e do lançamento da pedra fundamental da UFABC (Universidade Federal do ABC) na cidade.

Já em 2008, quando estava empenhado na campanha do prefeito Luiz Marinho (PT) em São Bernardo, Lula veio 11 vezes Ao Grande ABC - até hoje, o recorde de visitas.

Embora Marinho tenha sido contemplado com o maior número de eventos - três -, Lula ajudou também os petistas Oswaldo Dias (Mauá), Mário Reali (Diadema) e Vanderlei Siraque (Santo André). Só o último não conseguiu se eleger.

Ainda em 2008, o presidente realizou atos oficiais, como a inauguração do Quarteirão da Saúde, em Diadema, após anos de atraso nas obras e a poucos dias do anúncio oficial das candidaturas.

Por outro lado, Lula se ausentou em 2007. Participou de apenas um evento - a vistoria das obras da UFABC em Santo André e aquisição do terreno da unidade de São Bernardo.

Já em 2006, quando concorria a reeleição, o presidente abriu e fechou a campanha em São Bernardo - inclusive faltando ao último debate, na TV Globo, para fazer campanha na cidade. Ao todo, o petista esteve em nove comícios ou atos oficiais, incluindo a inauguração do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Diadema.

Em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão, mais sete aparições. Entre elas a missa de 1º de maio, evento que Lula só "furou" em 2007, e o lançamento da UFABC - que, quase cinco anos depois, ainda não teve toda a estrutura construída.

Embora fosse ano eleitoral, Lula pouco apareceu no Grande ABC em 2004. Foram apenas cinco vezes, entre elas para formalizar acordo para o Pólo Petroquímico, em Santo André.

Na contramão, no primeiro ano de governo o presidente veio à região por oito vezes, a maioria para visitar empresas metalúrgicas ou em eventos sindicais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;