Política Titulo
Newton Cruz acusa Maluf de propor golpe contra Tancredo
Do Diário do Grande ABC
28/03/2000 | 20:49
Compartilhar notícia


O general da reserva Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do extinto Serviço Nacional de Informaçoes (SNI), declarou ter sido convidado pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) a participar de um golpe militar para impedir que Tancredo Neves assumisse a Presidência da República, em 1985. A afirmaçao foi feita durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira.

Maluf negou as acusaçoes em nota distribuída nesta terça-feira à imprensa. "O general Newton Cruz, em vez de explicar o seu comprometedor envolvimento no caso Riocentro, motivo pelo qual estava no programa, onde fez essa estapafúrdia afirmaçao, usa da mentira e da invencionice criminosa para tentar desviar a atençao do fato em que está criminosamente envolvido." A nota informa ainda que o ex-prefeito deverá processá-lo.

Em 1981, a explosao de uma bomba no estacionamento do Riocentro - na capital fluminense - matou um sargento e deixou um capitao ferido. O general enfrenta processo no Superior Tribunal Militar por falso testemunho na apuraçao do caso.

De acordo com o relato de Cruz, Maluf apresentou sua proposta de golpe pouco depois de ter sido derrotado pelo entao governador de Minas - no Colégio Eleitoral - na disputa pela sucessao do ex-presidente Joao Batista Figueiredo. Ele disse que Maluf esteve em sua casa, em Brasília, para lhe convidar a participar da açao. Em troca, prometeu-lhe a chefia do SNI em seu governo. "Você vai ser meu chefe do SNI", teria lhe dito Maluf. O general chamou de "absurdo" o projeto do ex-prefeito.

"Tenho orgulho de ter participado decisivamente para a abertura democrática do Brasil", sustenta o ex-prefeito na nota, citando suas vitórias contra os "candidatos do regime", Laudo Natel (em 1978, na briga pelo governo) e Mário Andreazza (em 1984, na disputa pela indicaçao do PDS à Presidência). "O próprio Tancredo Neves reconheceu a importância de minha participaçao (no Colégio Eleitoral) legitimando assim a escolha democrática do processo", diz a nota. Ele afirma ainda ter insistido em sua candidatura quando as pesquisas de intençao de voto já indicavam a vitória de Tancredo: "Em janeiro de 1985 fiz questao de ser o primeiro a cumprimentar o presidente eleito Tancredo Neves." Maluf nao quis dar entrevistas sobre o assunto. Limitou-se a distribuir a nota.

Durante a entrevista ao Roda Viva, Newton Cruz também atacou vários de seus colegas de farda; disse que o país nao vive uma democracia verdadeira e alegou jamais ter pertencido à chamada "linha dura" do regime militar. "Essa gente da linha dura era minha inimiga, vivia espalhando boatos a meu respeito; eles dizem até que eu sou viado", declarou. Mas suas críticas maiores foram dirigidas ao ex-presidente Ernesto Geisel e a seu chefe do Gabinete Civil, general Golbery do Couto e Silva. Os dois, segundo sua versao, decidiram colocar Figueiredo na Presidência certos de que continuariam mandando no país. "Só esqueceram de avisar o Figueiredo", ironizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;