Política Titulo
Presidente da Acisa diz que Ouvidoria não será extinta
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
23/03/2010 | 07:37
Compartilhar notícia


Integrantes do colegiado da Ouvidoria de Santo André reuniram-se ontem, na sede da Acisa (Associação Comercial e Industrial da cidade), para manifestar apoio à manutenção do órgão. A Ouvidoria corre o risco de ter as portas fechadas pela Prefeitura depois que os vereadores José de Araújo e Sargento Juliano, ambos do PMDB, encaminharam indicação ao prefeito Aidan Ravin (PTB) solicitando a sua extinção.

Durante o encontro de ontem, o coordenador do colegiado, Ivo Bastos Ruiz, repudiou as críticas que a Ouvidoria vem recebendo ao longo das últimas semanas por parte dos vereadores, do segundo colocado nas eleições para ouvidor, Manoel Luiz Corrêa Leite, e, inclusive, do chefe do Executivo. "Analiso este movimento (pró-extinção) com total indignação. A Ouvidoria é um bem para o município, especialmente para as pessoas com baixa renda, que encontram nela o suporte necessário para realizar suas reivindicações junto ao poder público."

Além do apoio à manutenção, a reunião serviu como primeiro passo para que os integrantes do colegiado passem a discutir mudanças para a melhoria da Ouvidoria, principalmente no processo de escolha do ouvidor. De acordo com Ivo Bastos Ruiz, o colegiado deverá formular propostas em encontros futuros e encaminhá-las ao Executivo. O representante das entidades ligadas ao esporte (um dos 17 segmentos da sociedade que formam o colegiado) anunciou que o primeiro destes encontros irá ocorrer segunda-feira.

A posição unânime do colegiado contrária à indicação de Araújo e Juliano foi destacada pelo presidente da Acisa, Sidnei Muneratti. "Não vai aparecer alguém e acabar com a Ouvidoria. Se esta ideia for adiante encontrará forte resistência", observou, ao exaltar o papel da instituição. "Entendemos que novas ideias devam ser discutidas para aprimorar o desempenho, mas ela não pode acabar. A Ouvidoria é caminho importante para a comunidade fazer seus reclamos."

Muneratti também saiu em defesa de Saul Gelman. Sobre o contestado processo de escolha do ouvidor, o presidente da Acisa cutucou a administração municipal. "O ouvidor precisa ter trânsito livre na Prefeitura para conseguir fazer bem o seu trabalho e encaminhar as reivindicações da população", avaliou, ao recordar que Saul Gelman (ex-filiado ao PT) derrotou o candidato preferido do Executivo, José Luiz Cestari (presidente do PSDB em Santo André), no pleito de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;