Cultura & Lazer Titulo
Globo relança trilhas de 20 novelas em CD
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
10/03/2001 | 17:48
Compartilhar notícia


  Uma fantástica coleção, reunindo a trilha sonora completa de 20 das novelas de maior sucesso da Rede Globo é a grande novidade que chega às lojas nesta semana por meio da gravadora Som Livre. Batizada como Campeões de Audiência, a coletânea resgata discos de repertório nacional originalmente lançados em vinil e que pela primeira vez chegam ao público na versão em CD.

A coleção promete despertar nostalgia nos ouvintes. Não só porque os remeterá às lembranças da época, mas também porque será uma oportunidade de apreciar de novo canções interpretadas por gente que deixou saudades, como Elis Regina, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Maysa e Francisco Alves.

Entre as quase 200 faixas que compõem o conjunto, também será possível achar verdadeiras pérolas da música popular, como Fascinação, na voz de Elis Regina, gravada em O Casarão (1976). Ou então A Lua e Eu, com Cassiano, no disco de O Grito (1975/1976); e Modinha de Gabriela, de Dorival Caymmi, tema de abertura de Gabriela, protagonizada por Sônia Braga, em 1975.

Difícil vai ser não lembrar dos anos dourados escutando a trilha sonora de Estúpido Cupido (1976/1977), encabeçada pelo hit homônimo cantado por Celly Campello. Este disco, aliás, foi um verdadeiro sucesso, atingindo na época a incrível marca de um milhão de cópias vendidas.

Mas uma das maiores representantes dessa união entre música e imagem é a trilha de Dancin’Days, cuja música título, interpretada pelas Frenéticas, embalou muita gente na discoteca da novela e nas discotecas da vida real.

Observada com atenção, a coleção Campeões de Audiência traz um interessante conteúdo sobre as últimas décadas, que transcende o próprio registro musical. Como a Som Livre fez questão de manter o mesmo visual das capas, os exemplares mais antigos do pacote, como O Cafona (1971), trazem impressos o antigo e curioso logotipo da Rede Globo, representado por um globo estilizado seguido por vários círculos. Os logos da Som Livre também permaneceram inalterados.

O próprio trabalho artístico das capas revela a estética eleita por uma geração. Chega a ser engraçado ver no encarte de Dancin’Days os pés de uma modelo com sandálias e meias de lurex, visual hoje pra lá de cafona.

Também é curioso notar como as trilhas foram importantes na carreira dos próprios intérpretes, sejam novatos ou veteranos. Afinal, o que seria da música Pai, de Fábio Jr., sem a sua inclusão no CD de Pai Herói?

Mas isso não tira o mérito artístico desse trabalho. Afinal, Campeões de Audiência é um registro que vale a pena ouvir de novo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;