Cultura & Lazer Titulo
Filme chinês abre ciclo Homossexualismo e Repressao
Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 16:00
Compartilhar notícia


A Cinemateca Brasileira e a Mostra Internacional de Cinema apresentam, a partir de terça-feira o ciclo Homossexualismo e Repressao, que traz em seu primeiro dia um lançamento exclusivo, exibido apenas na seleçao da 21.ª Mostra, em 1997, O Outro Lado da Cidade Proibida (East Palace West Palace). O filme de Zhang Yuan, finalizado há três anos, provocou escândalo e foi boicotado pelas autoridades chinesas quando seu diretor foi convidado para a mostra paralela Un Certain Regard, no Festival de Cannes de 1997. Irritados com o tema do filme - a atraçao de um policial por um escritor e a perseguiçao aos homossexuais na China - o governo confiscou o passaporte do cineasta, impedindo-o de comparecer ao evento.

O ciclo traz filmes de diversos países. A sessao inaugural vai ter, além do filme chinês, um dos melhores filmes do francês André Techiné, Rosas Selvagens, sobre a iniciaçao sexual de um adolescente (o próprio diretor), acossado por fantasmas interiores e conflitos ideológicos. A última atraçao desta segunda é um documentário sobre um dos mais discutidos cineastas italianos do século.

Pasolini: Um Delito Italiano, dirigido por Marco Tulio Giordana há quatro anos, quer provar que o assassinato do diretor de Teorema nao foi motivado por uma discussao com um garoto de programa, mas planejado por seus inimigos políticos.

Um outro documentário, Celulóide Secreto, que será exibido na quinta-feira, mostra como o cinema americano, atingido pela repressao, camuflou cenas de homossexualismo e obrigou atores gays a esconder suas preferências sexuais. Como o filme de Friedman e Epstein, quase todos os outros revelam as conseqüências desse desejo reprimido. Os garotos de "O Colapso do Desejo" matam um menino pelo simples prazer de desafiar uma sociedade que consideram formada por idiotas. Vera foi a estréia de um bom cineasta brasileiro que abandonou a carreira, Sérgio Toledo. Baseado num caso verídico, seu fIlme acompanha os passos de uma menina lésbica que, incapaz de se ajustar socialmente, prefere se matar.

O ciclo tem ainda obras de Ang Lee, Almodóvar e Derek Jarman entre outros diretores, destacando-se o filme inaugural da mostra, o genetiano O Outro Lado da Cidade Proibida, por seu ineditismo. É a primeira vez que um filme chinês mostra como os homossexuais sao empurrados para uma vida clandestina e perigosa num parque público de Pequim e perseguidos pela polícia local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;