Internacional Titulo
Israelenses e palestinos mantêm contato sigiloso
Da AFP
12/03/2007 | 08:11
Compartilhar notícia


Uma autoridade israelense afirmou nesta segunda-feira que as autoridades do país mantêm contatos secretos com os dirigentes palestinos para a retomada do processo de paz no Oriente Médio. "Existem contatos sigilosos, mas não um canal secreto de negociações", declarou um assessor da ministra das Relações Exteriores, Tzipi Livni, que pediu anonimato.

Fontes palestinas citaram no domingo um "canal secreto" entre dirigentes dos dois lados para estabelecer negociações com possibilidades de retomar o processo de paz. "Têm acontecido contatos ocasionais, sem continuidade. Por isso não se pode falar de negociações", acrescenta a fonte. "Livni não é Shimon Peres", prosseguiu, em uma referência ao ex-chanceler que estabeleceu um canal secreto de conversações com os palestinos sem informar desde o início o então primeiro-ministro Yitzhak Rabin.

As conversações, que aconteceram em Oslo, resultaram em setembro de 1993 na assinatura em Washington dos primeiros acordos de paz com os palestinos, sob a mediação do então presidente americano Bill Clinton. "É correto que Livni possa encontrar-se com algum dirigente palestino em total discrição. Por quê não deveria fazer isto? Porém, não mantém uma negociação plena, nem às costas nem com a aprovação do premier Ehud Olmert", concluiu a fonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;