Internacional Titulo
Escutas telefônicas são encontradas no prédio da UE
Do Diário OnLine
19/03/2003 | 10:35
Compartilhar notícia


Inspetores de segurança encontraram nesta quarta-feira equipamentos de escutas telefônicas clandestinos em escritórios em um prédio da União Européia (EU) usados pelas delegações da França e da Alemanha, em Bruxelas, onde líderes do bloco europeu participarão de uma cúpula a partir desta quinta-feira.

De acordo com fontes oficiais, os chamados ‘grampos’ foram encontrados também em escritórios usados por representantes de outros países. No entanto, não há informações sobre quem teria instalado as escutas.

O jornal francês Le Figaro atribuiu a responsabilidade pelo grampo aos Estados Unidos, mas a informação não foi confirmada pelas fontes oficiais.

Segundo um porta-voz da UE, Dominique-Georges Marro, o incidente está sendo investigado.

No início do mês, o jornal inglês The Observer, que teria tido acesso a um memorando do serviço secreto que trabalha na Agência de Segurança Nacional, publicou que os EUA grampearam o telefone de alguns membros do Conselho de Segurança para sondar possíveis vetos a uma guerra contra o Iraque.

A ‘Agência’ é um projeto do governo americano para interceptar comunicações em todo o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;