Setecidades Titulo
Começa campanha contra rubéola
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
03/11/2001 | 18:33
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação Contra Rubéola em Mulheres, que pretende imunizar cerca de 5 milhões de mulheres com idades entre 15 e 29 anos em todo o Estado. No Grande ABC, a estimativa é vacinar 324.623 pessoas. A doença é benigna, mas torna-se perigosa quando atinge gestantes. É que a rubéola pode causar diversos tipos de má-formações do feto e até o aborto. A campanha vai até o dia 14 nos postos de saúde da região.

Esta é a primeira campanha de vacinação contra a rubéola nesta faixa etária realizada pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado), as campanhas de imunização contra a doença começaram em 1992, com crianças entre 0 e 10 anos. Hoje, as crianças imunizadas estão com 15 anos, porém, dessa idade até os 29 anos – grupo que se enquadra à faixa etária de período mais fértil –, as mulheres ainda estão desprotegidas.

Só no ano passado, foram registrados no Estado 133 casos de gestantes infectadas com a doença. Neste caso, a rubéola pode causar diversos problemas para o bebê, como surdez, cegueira, deficiência cardíaca e retardamento mental.

Poderão tomar a vacina todas as mulheres entre 15 e 29, que já tenham contraído a doença ou tomado a vacina dupla viral – contra sarampo e rubéola – anteriormente, a fim de evitar o risco da Síndrome da Rubéola Congênita.

Porém, as gestantes devem esperar o término da gravidez para se vacinar, enquanto que não há contra-indicações àquelas que estão amamentando. Também não devem tomar a vacina as mulheres que apresentam doença aguda febril grave, que estejam em tratamento com quimioterapia, radioterapia ou que tenham recebido sangue ou hemoderivados num período inferior a duas semanas.

Na região, são 126 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que estarão abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, dia 10, 111 unidades distribuídas nas sete cidades também funcionarão, no mesmo horário, a fim de atender as pessoas que não podem tomar a dose nos dias úteis.

Em São Bernardo, no próximo sábado, além das 30 UBSs, haverá atendimento no Poupatempo (rua Nicolau Filizola, 100, Centro), das 8h às 13h, no Carrefour Eldorado (rua Tales dos Santos Freire, 923) e no Carrefour Vergueiro (avenida Senador Vergueiro, 2.000, Jardim Três Marias), das 8h às 17h. As demais cidades da região realizarão os atendimentos somente nos postos de saúde.

A DIR-II (Direção Regional de Saúde) pretende imunizar 95% do público feminino nesta faixa etária. Em Santo André, a previsão é vacinar 79.955 mulheres; em São Bernardo, 104.524; em São Caetano, 14.947; em Diadema, 49.601; em Mauá, 54.205; em Ribeirão Pires, 15.603; e, em Rio Grande da Serra, 5.789.

No ano passado, de acordo com a DIR-II, foram confirmados 315 casos da doença. As maiores incidências foram em São Bernardo, com 137 casos, e em Diadema, com 72. De janeiro até outubro deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou um total de 84 casos no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;