Internacional Titulo
Regime de Saddam provoca mais mortes que guerra, diz Blair
Do Diário OnLine
19/03/2003 | 10:37
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou nesta quarta-feira, em pronunciamento na Câmara dos Comuns, que o regime do ditador Saddam Hussein, se mantido, provocará mais mortes de civis iraquianos que uma ofensiva militar dos Estados Unidos e Grã-Bretanha no país.

“Quando há um conflito militar, há baixas de civis. Mas civis já são mortos hoje no Iraque e o regime de Saddam Hussein será responsável por mais mortes em um ano do que o nosso conflito”, disse Blair, em mais um debate em que defendeu a necessidade de invasão do Iraque e deposição de Saddam.

Segundo o premiê, as forças aliadas atuarão “de acordo com as leis internacionais” para minimizar a perda de civis. Ele ressaltou que os principais dirigentes do regime de Saddam "serão considerados responsáveis pelo que fizeram" no Iraque.

Apesar da forte resistência que enfrenta em seu próprio Partido Trabalhista - três ministros renunciaram em menos de 24 horas, em protesto contra a política de Blair em relação ao Iraque - nesta terça-feira, o premiê conseguiu a aprovação da Câmara dos Comuns para para 'todos os meios necessários' para resolver a crise naquele país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;