Memória Titulo
Um retorno ao sonho da Vera Cruz

Mazzaropi aparece todo sério e compenetrado, mesmo que vestido como sempre. Mas está ereto demais além de carrancudo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Lidar com a herança da Vera Cruz é doloroso. É preciso superar constantemente a tentação de comentar o farto anedotário que ela produziu e mais: é preciso recusar o julgamento fácil, de origem moral ou política."
Carlos Augusto Calil, A Vera Cruz é o mito do cinema industrial, in Projeto Vera Cruz, 1987.

"Alberto Ruschel veio como eletricista para a Vera Cruz. Pertencia a um conjunto musical do Rio de Janeiro chamado Quitandinha Sereneide."
Beltran Asêncio, fotógrafo de São Bernardo.

Mazzaropi aparece todo sério e compenetrado, mesmo que vestido como sempre. Mas está ereto demais além de carrancudo. Já a expressão de Anselmo Duarte é de reflexão; parece estar distante dos seus interlocutores, sustentando uma caneca de chope quase todo consumido.
E assim a gente continua a folhear o álbum de recordações da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, um legado do contrarregra Manuel Monteiro.
Toda a elegância aparece na cena dos dois casais. Alberto Ruschel cumprimenta Mário Sérgio observado pelos seus pares: Marisa Prado (pode ser) e, sem dúvida, Tônia Carrero.
Na mesa longa, atores, figurantes e equipe técnica fazem sua refeição num dos intervalos de gravação. O de terno escuro, à direita, é o nosso parceiro de Memória, Manuel Monteiro.
Na cena mais hilária, um casal de comediantes: rostos familiares, quem seriam? E um cenário com lampião, gaiola, utensílios antigos de cozinha pendurados.
São 60 anos desde a fundação da Vera Cruz (1949-2009). E toda a magia de um tempo inspirado a partir dos estúdios de São Bernardo. A companhia cinematográfica poderia ter dado certo. Não deu. No entanto, produziu ótimos filmes, revelou diretores, técnicos, atores e atrizes. Um momento que precisa ser reconstituído em todos os seus detalhes possíveis. Daí porque, insistimos, o legado de Manuel Monteiro é riquíssimo. São fotos como as de hoje, que Memória vem publicando, graças à ajuda dos sobrinhos do saudoso Manuel Monteiro - Marcelo Pedro Monteiro e Elisabete Monteiro - de Campinas, alicerçada pela força de Beltran Asêncio no tratamento das imagens.

News Seller

Domingo, 29 de agosto de 1965 - Nº 382

Coluna Universitária J. Lima

Diretório Acadêmico XX de Agosto, da Faculdade de Direito de São Bernardo, realiza em 6 de setembro o 1º Baile da Balança, com a orquestra de Élcio Alvarez e Coral. Local: Associação dos Funcionários Públicos.

José Bueno Lima inaugurou a Coluna Universitária no News Seller, antecessor do Diário, assinando J. Lima. Memória recupera, mais de 40 anos depois, o trabalho por ele desenvolvido.

Crônica do GuidoTexto: Guido Fidelis

O frio rodopia ao nosso redor, assopra seus instrumentos, apresenta a melodia do inverno. As flores, marotas, com olhos de pétalas, piscam, prometem novo espetáculo no alvorecer da primavera.
E nós, com tantas estações, temos de seguir nos trilhos da vida, levar adiante nossos sonhos, produzir, criar, aproveitar o tempo com qualquer tempo.


EM 7 DE JULHO DE...

1944 - Começa a Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

1949 - Bernardo José Zampieri nasce no Hospital São Bernardo. O nome Bernardo, em homenagem ao nome da cidade, foi sugestão da madre Tereza, uma das várias religiosas que atuavam no hospital, então recém-fundado.

SANTOS DO DIA

Felix de Nantes, Ilídio e Vilibaldo.
Vilibaldo faleceu na Alemanha no ano 790. Era príncipe saxão e depois bispo na Baviera.

Cursos e eventos

Ambiental
A Associação Global de Desenvolvimento Sustentado está com inscrições abertas para o curso de Formação em Saneamento Ambiental - Billings. O curso abordará temas relacionados ao setor de recursos hídricos e saneamento ambiental, com carga horária total de 120 horas. Patrocinado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o curso é apostilado e totalmente gratuito. Será oferecido certificado para o aluno que concluir o curso com reconhecimento das instâncias de recursos hídricos, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e ONGs parceiras. O curso será ministrado às segundas e quartas-feiras, no horário das 18h30 às 22h30, em Rudge Ramos, São Bernardo. As aulas começam em 17 de agosto e as vagas são limitadas. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 4365-1976 ou 3409-0959.

Sabina
A Sabina Escola Parque do Conhecimento organiza no sábado e domingo (11 e 12), à tarde oficina de papel machê. A atividade será realizada pelo grupo Pasárgada, que vai ensinar a criar personagens e fantoches com material reutilizado. A Sabina fica na Rua Juquiá, em Santo André. A entrada é grátis para alunos e professores das escolas municipais da cidade, crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10. Mais informações: 4422-2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;