Política Titulo
Donisete banca fim das disputas no PT mauaense
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/12/2010 | 08:27
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O deputado estadual reeleito, Donisete Braga (PT- Mauá) bancou a paz no conturbado diretório petista da cidade. Segundo ele, não haverá mais nenhuma disputa acirrada e não há domínio de correntes políticas com ampla maioria para impor decisões, como ocorria no passado. Para ele, todas as decisões serão tomadas de forma "tranquila".

O PT mira a sucessão do prefeito Oswaldo Dias (PT) nas próximas eleições municipais de 2012. Além de ser cotado para disputar a Prefeitura de Ribeirão Pires, Donisete também desponta como um dos possíveis sucessores de Oswaldo. A avaliação leva em conta a votação expressiva. Recebeu 105.436 votos na corrida à Assembleia. "Não tem como aglutinarmos 100% das correntes. O PSDB e o DEM também têm divisões. Todos os partidos têm. Mas eu não trabalho com hipóteses. Vou trabalhar para fazer um bom mandato", avisou, sobre as especulações de candidatura.

A exposição de memórias Túnel do Tempo, promovida em 2004 pelo prefeito Oswaldo Dias foi o grande pivô dos conflitos petistas. A Justiça entendeu que, por constar no convite o nome do vice-prefeito à época, Márcio Chaves (PT), e candidato à Prefeitura na ocasião, o mesmo utilizou-se da maquina pública para se promover. Com isso, Chaves, foi cassado e perdeu a eleição, que havia ganhado em primeiro turno, para Leonel Damo. A exposição também rendeu a Oswaldo ação que o penalizou em multa de R$ 900 mil e perda dos direitos políticos por cinco anos. A decisão final ainda tramita no Judiciário.

Por conta do impasse da legibilidade de Oswaldo, o PT trabalha com a possibilidade de promover prévias, processo interno de eleição para candidatos. A escolha de Oswaldo em 2008 dividiu o partido entre o grupo de Oswaldo e o de Chaves (do qual Donisete fazia parte). "Estamos unidos. Só lamento pelo Hélcio Silva (secretário de Obras e candidato derrotado a deputado federal) e pelo Márcio (Chaves, derrotado para deputado estadual) não terem sido eleitos", comentou.

A prioridade de Donisete como deputado é continuar "brigando" por bandeiras que ele vinha defendendo no último mandato, com ênfase na microrregião de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. O petista pleiteia um hospital regional e um poupatempo para atender o Grande ABC.

"O Hospital Nardini também está na pauta. De repente o Estado pode assumir alguns atendimentos", completou. O petista também pretende cobrar aplicação da Lei Especifica da Billings, que regulamenta a moradia em áreas de mananciais. "Precisamos reunir as prefeituras e cobrar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;