Economia Titulo
Brasil crescerá em 2009 acima da média mundial, diz Meirelles
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/12/2008 | 19:40
Compartilhar notícia
Da Agência Brasil/Arquivo


Para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o Brasil terá um desempenho melhor do que os demais países em 2009.

"Acreditamos que de fato o Brasil tem condições de crescer hoje acima da média mundial nesse período e sair dessa crise inclusive em condições reforçadas, relativamente a outras regiões", disse.

Meirelles apontou o comportamento da economia nos últimos para justificar sua crença. O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma das riquezas produzidas no país, entre 1999 e 2003 era de 1,9% ao ano e se elevou para 5% ao ano entre 2004 e 2008, dentro de um processo de crescimento sustentado.

No 3º trimestre deste ano, a expansão do PIB foi de 6,8%. "A nossa expectativa é que o Brasil cresça acima da média mundial já no ano de 2009", disse ele, ao lembrar que nos últimos dez anos, o crescimento do PIB foi de 2,8% ao ano.

Apesar da solidez dos fundamentos da economia brasileira, "não vai ser um processo indolor" passar pela atual crise financeira internacional. O Brasil vai experimentar uma desaceleração do crescimento, segundo Meirelles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;