ouça este conteúdo
|
readme
|
Procurar um emprego na condição de desempregado não é nenhum pecado. Quando se está insatisfeito com o local de trabalho por questões salariais, profissionais ou mesmo de ambientação, pedir demissão e partir para outro desafio pode ser o melhor caminho. Mas o ato de demitir-se e mudar-se para outra empresa exige certos cuidados que, se não forem tomados, podem distanciar ainda mais o profissional do seu principal desejo, que é a satisfação pessoal.
O diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos, José Luís Baubeta, afirma que o melhor momento para se procurar um emprego é, preferencialmente, como contratado, condição em que a negociação é mais favorável.
A recomendação é evitar a precipitação para não cair em armadilhas, como transferir-se para uma empresa em que não vislumbre ascensão ou que tenha um ambiente ruim.
"Nunca se deve pedir demissão com a cabeça quente, e sem antes ter encontrado uma nova colocação, pois há o risco de acabar desempregado e aí a situação fica pior. O importante é ponderar, colocar no papel os prós e os contras da empresa em que se está e a que está para contratá-lo."
Baubeta também aconselha a não se preocupar apenas com salário. Para o especialista, a qualidade de vida deve ser valorizada. O futuro não é promissor para quem não gosta do que faz ou trabalha em um ambiente hostil.
"O profissional precisa ter definido o que ele espera da nova empresa. Ela oferece recursos tecnológicos para que a função seja desenvolvida com eficácia, é uma empresa que estimula a aprendizagem, tem um plano de carreiras definido, o relacionamento entre os funcionários é adequado, enfim, deve-se analisar para ter certeza de que não se está apenas trocando de problema", aconselha.
RELAÇÃO - Quem está decidido a sair tem uma dúvida: como agir dentro da empresa em que se está empregado? A gerente da Divisão de Efetivos da Gelre, Sidnéia Palhares, recomenda franqueza, se há abertura para o diálogo, e avisar chefe sobre o interesse de partir para um novo desafio.
"É muito complicado simplesmente chegar, avisar que encontrou outro emprego e deixar todo mundo na mão. Agir com transparência é importante para que o profissional deixe sempre uma porta aberta. Não que isso garanta uma recontratação futura, mas o empregador antigo torna-se uma boa referência."
Se a empresa não dá abertura para um diálogo franco, deve-se tomar alguns cuidados, como procurar emprego em horários não-conflitantes com o serviço e evitar desculpas como a de que foi ao médico ou ao dentista. "Ao encontrar um novo emprego, estabeleça um prazo para começar a trabalhar, pois assim dá para passar informações para quem ficará no lugar", diz Sidnéia.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.