Setecidades Titulo
16 escolas da região terão aulas aos sábados
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
07/09/2006 | 19:27
Compartilhar notícia


Cerca de 20 mil alunos de 16 escolas estaduais da região terão aulas aos sábados para completar a carga horária mínima anual, de 800 horas. Todas as unidades têm três turnos de aulas. Tal medida está prevista numa resolução da Secretaria da Educação, publicada no último dia 31. Não há previsão para o início das aulas, mas a carga horária tem de ser cumprida até o final do ano. Cada escola vai traçar seu cronograma.

De acordo com o coordenador de ensino da Grande São Paulo, Luiz Cândido Rodrigues Maria, a resolução se deve a dois fatores: aumento da demanda e a redução, este ano, de 60 para 50 minutos/aula. “Até o ano passado, o professor ficava uma hora com o aluno em sala de aula. A pedido dos professores, houve redução de 10 minutos para que aproveitassem esse tempo da forma que achassem melhor, seja preparando a aula ou corrigindo provas. Perdemos esses minutos.”

O aumento na demanda, diz o coordenador, ocorreu por conta da migração de pessoas de outros Estados. “Por uma questão socioeconômica acabam vindo para as regiões mais periféricas, justamente onde está concentradada boa parte dessas escolas.”

No total, 159 escolas da Região Metropolitana terão de seguir a resolução. A defasagem na carga horária nessas escolas varia de 60 a 80 horas.

A medida causou polêmica. Duas escolas de Santo André que terão de cumprir a resolução garantem não estar com a carga horária defasada. “Até aumentamos o número de aulas, de quatro para cinco, para que o diurno ficasse igual ao noturno. Para isso, diminuímos de 50 para 45 minutos cada aula. Mesmo assim estamos dentro do exigido”, disse um dirigente da EE João Batista Marigo Martins, no Parque Miami, que pediu para não ser citado.

“Nunca tivemos aulas de 60 minutos. Fizemos essa mudança no início do ano e comunicamos a Diretoria Regional de Ensino. Acho que não checaram a planilha que encaminhamos, por isso deu essa confusão.”

A vice-diretora da EE Professora Odinei Maria Martins Santurbano, Rosalba Cecere Fiorotti, garantiu que a unidade também cumpre a carga horária exigida. “Nossas aulas duram 45 minutos. Faremos uma reunião com a Diretoria de Ensino para acertar isso.”

O Estado informou que para evitar a medida no ano que vem, serão construídas novas escolas para ampliar número de salas; imóveis serão alugados para transferir a área administrativa; e, em último caso, será paga passagens para o aluno, caso seja necessário tranferi-lo para outra escola distante de casa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;