Política Titulo
Placas ilegais somem de rua em Diadema
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
02/10/2009 | 07:38
Compartilhar notícia


Um dia depois de o Diário denunciar o uso irregular de placas de sinalização de trânsito para divulgar o Programa Diadema Mais Educação, algumas foram retiradas das ruas centrais da região Sul, entre os bairros Eldorado e Jardim Inamar. Ontem à noite, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, altura do número 37, a sinalização havia sido removida, restando apenas o suporte.

No entanto, questionada sobre o assunto, a Prefeitura disse que não se manifestaria a respeito. Tampouco informou o valor despendido na campanha publicitária do programa de educação, lançada há uma semana.

O ato fere o artigo 82 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pode, inclusive, colocar em risco a segurança viária por distrair o condutor que se preocupará em ler a mensagem anexa, sem nenhuma orientação relacionada ao trânsito.

A própria Resolução 180 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) traz que "a sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via". O que não é o caso.

Advogados especialistas ouvidos pelo Diário condenaram a prática. Pelo código, a Prefeitura teria de fazer a retirada imediata das publicidades nas sinalizações verticais de trânsito, sob pena de ser responsabilizada caso ocorra algum acidente causado por distração do condutor ao ler a placa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;