Palavra do Leitor Titulo Artigo
Como vender via Instagram?
Do Diário do Grande ABC
10/03/2019 | 08:57
Compartilhar notícia


Artigo

Atualmente, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos e, em 2018, apresentou crescimento de 33,83% no número de seguidores em perfis de marcas brasileiras, segundo dados de levantamento do NiMD (Núcleo de Inovação em Mídia Digital) da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em parceria com a plataforma Socialbakers. Com isso, muitos e-commercers passaram a marcar presença na plataforma com o intuito de atrair público para suas lojas virtuais. Para transformar o Instagram em seu principal aliado de vendas, é preciso entender as especificidades desta rede social e seguir algumas estratégias que vão evidenciar sua marca.

– Fotografias – o sucesso de uma marca está totalmente associado ao branding, no qual a imagem é um dos elementos-chave para criar identidade visual que realmente a represente. Mais do que utilizar o Instagram para divulgar seus produtos, as fotos devem representar estilo de vida que seja coerente ao da sua marca. O texto da legenda deve ser o mais claro e objetivo possível, para não gerar confusões e incoerências. Depois de criá-la, não se esqueça de utilizar as hashtags, palavras-chave que exercem a função de marcadores de conteúdo e fazem muita diferença na hora de gerar engajamento.

– Sorteios e parcerias – são excelente abordagem para conquistar potenciais clientes. Contudo, não deixe de seguir as regras instituídas pela Caixa para que o sorteio ocorra dentro da regularidade. Com relação aos anúncios, em 2015, o Instagram passou a liberá-los. Para aproveitar o recurso, você deve ter conta no Facebook for Business vinculada a ele. Para isso, basta acessar o site Gerenciador de Negócios e criar conta para poder anunciar.

– Stories – além de filtros divertidos, existem diferentes funcionalidades que podem tornar seu perfil mais interativo. Este recurso permite que você insira links (para isso, é necessário que sua conta possua mais de dez mil seguidores), mãos livres (permite gravar vídeos sem precisar manter o botão pressionado), entre outros. Além disso, o Instagram passou a disponibilizar o IGTV, extensão que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com duração de até uma hora.

– Instagram Shopping – chegou para auxiliar e incentivar lojistas a apostarem nas vendas por meio da plataforma. Com foco na perspectiva de mobile first, ele liberou tags para fotos de contas comerciais que permitem marcar produtos com preços e links que podem redirecionar seguidores diretamente ao site da sua marca. O novo recurso tem como principal objetivo facilitar as comprar via Instagram e, ao utilizá-lo, as chances de converter seguidores aumentam consideravelmente.

Adriano Caetano é vice-presidente de estratégia na empresa Nuvem Shop.

Palavra do leitor

Piscina na escola
Peço ajuda ao bairro Capuava, em Mauá, que está totalmente abandonado pelo poder público. Quando chove, a escola Delfino Ribeiro Guimarães, na Rua Waldemar Delbone, fica parecendo piscina. As crianças entram todas com seus sapatos molhados. Além disso, tem viela da Rua Cabo João Romeu Teixeira para a George Willian Hauck que é pura lama. E temos uma cadeirante, que tem muita dificuldade para passar por causa dessa situação, que só dificulta para ela, além de ser ruim também às nossas crianças. Por favor, nos ajudem.
Gislaine Guedes
Santo André

Impedidos
Há mais ou menos duas semanas, foi veiculada na TV reportagem sobre as más condições da Estação São Caetano. Diante disso, o prefeito Auricchio ordenou que tirassem todos os ambulantes que ali ganham seu sustento, via venda de pipoca, doces, cachorro-quente etc. Ninguém sabe nada! Dão a informação de que vão avaliar. Mas nenhuma informação. Descaso por parte da Prefeitura. A maioria deles possui licença, porém, estão vencidas, e a Prefeitura não dá oportunidade de renová-las. É certo que famílias foram afetadas, sendo que a maioria ali só tem essa forma de trabalho, único sustento. Sou filho e enteado de ambulantes que sofreram com isso. Tenho dois irmãos pequenos que dependem disso. Deixo aqui minha denúncia, revolta com o prefeito, que, sem motivo, está impedindo os vendedores de trabalharem.
Matheus Graciano
São Caetano

Mimimi
Que o presidente atual é curto e grosso não há dúvida. Mas queria entender o ‘mimimi’ com relação à última postagem dele, mostrando cena abjeta, que pode rolar em qualquer evento e até mesmo no Metrô, tal o nível de degradação a que chegamos. Quando os jornais estamparam a foto de uma ‘senhora’ defecando em público sobre foto do atual presidente houve quem justificasse dizendo ser ‘performance’. E as fotos e vídeos de certo ‘espetáculo’ mostrando homens pelados se arrastando de quatro, uns atrás dos outros, tudo bem? E quanto à programação de certo canal expondo as crianças à sugestão de sexo adolescente, ao invés de incentivá-las à leitura, é correto, producente? Que memória curta e seletiva é essa que nada disse ou criticou nas tantas vezes em que o atual inquilino da PF de Curitiba chamou as cumpanheras do ‘grelo duro’, ou que ‘acertou’ a mulher de primeira, quando a engravidou? Ou o que dizer da entrevista à Playboy na qual falava de sexo com animais? Sem contar as palavras chulas em discursos causando embaraço aos intérpretes. Aí tudo bem? Por favor, chega de tanta hipocrisia!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Fosse um cone!
Eleitores do ‘coisa-ruim’, é bom já ir se acostumando a serem achincalhados, tripudiados, esculachados, ridicularizados durante os quatro anos de mandato desse rapaz, que não faz noção da dimensão do cargo que ocupa, e se presta apenas a provocar e responder a provocações de adversários políticos. Vocês, eleitores desse embuste, são responsáveis pelo Brasil ter virado grande piada dentro e fora do País. Não defendo ‘A’ nem ‘B’, sou apartidária, mas não admito terem colocado esse espírito do mal no poder da Nação. Tivessem votado em um cone e seríamos menos infelizes. Serão cobrados. Venham a público e peçam perdão.
Edileuza Aparecida Buzzedo
Mauá 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;