Palavra do Leitor Titulo Artigo
Acumule ativos, não coisas
Do Diário do Grande ABC
09/03/2019 | 10:49
Compartilhar notícia


Artigo

‘Diga-me o que acumulas e te direi quem és’, poderia clamar o profeta da era moderna, indagando sobre seu foco em fazer algo para ‘ter’ ou ‘ser’. No fundo, todos nós temos pitada de acumulador. Mas, também, não é para menos, nós somos educados e estimulados desde pequenos para guardar coisas, como se isso fosse sinal de progresso. As crianças colecionam carrinhos e bonecas. Os adolescentes compram roupas de marca, produtos eletrônicos e artigos esportivos. E os adultos adquirem o segundo ou terceiro carro, sonhando com casa maior para guardar tudo que suas crianças e adolescentes colecionam. Quanto custa manter tudo isso em ordem?

Roupas no armário mofam, pois raramente são usadas e lavadas. Carros que rodam com o óleo do motor vencido. O filtro do ar-condicionado da sala de TV que nunca é vistoriado. Para assimilar coisas novas, devemos estar com a mente aliviada. Quando nos livramos do peso morto que as coisas velhas carregam, abrimos espaço para renovar não só o nosso guarda-roupa, mas o nosso modo de lidar com os desafios e as oportunidades que as curvas da vida nos revelam. Se você considerar que a vida é cheia de curvas, você chegará melhor ao fim dela se estiver mais leve. E este ‘leve’ não se restringe ao peso corporal, mas alcança os aspectos psicológicos que alguns chamam de ‘estado de espírito’. Menos peso nos leva a mais longevidade. Consequentemente, é necessário carregar consigo apenas o essencial.

Caso contrário, inimigos como cansaço e estresse logo nos farão companhia. O acúmulo e sua inércia podem até passar a ideia de segurança, mas, na verdade, coisas em excesso são como passivos: tiram dinheiro do nosso bolso e o foco para as coisas que realmente precisamos. Uma das melhores formas para obter renda passiva é por meio de ações de empresas de capital aberto que pagam dividendos, e cotas de fundos imobiliários que igualmente são negociadas em bolsa. Esse não é processo rápido e, portanto, exige disciplina e paciência.

São anos e mais anos com aportes mensais e regulares que visam acumular melhores ativos de cada ocasião. Esse é o tipo de acúmulo que vale a pena. Vejamos: ações não aparecem em aparelhos de raios X de alfândegas dos aeroportos. Não existe excesso de carga para quem tem 12 mil ações de empresa que transmite energia. Quem leva na mochila 7.000 cotas de fundo imobiliário que administra vários galpões de logística jamais ficará cansado por causa disso. Porém, para acumular ativos é preciso juntar recursos monetários, ou seja, fazer poupança. Por vezes, falta potência (renda) para efetuar aporte no fim do mês. Em suma: não acumule coisas. Concentre ativos. Eles permitirão que você amontoe experiências. E isso não tem preço.

Jean Vitor Mantei Tosetto é arquiteto, urbanista, autor e editor de livros.

Palavra do leitor

Nada muda
Farinha do mesmo saco! Não tem jeito mesmo! Entra presidente, sai presidente e a ideia de apropriar-se de direitos adquiridos das pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) continua. Depois da Dilma, do nefasto PT, do Temer – do inoperante MDB –, agora vem Bolsonaro com a mesma conversa, ou seja, redução em 50% do valor da aposentadoria como pensão por morte para a pensionista. Pergunto a Bolsonaro: e as despesas da pensionista também sofrerão redução em 50%?
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

IR defasado
Entra ano, sai ano e mais uma vez a tabela do IR (Imposto de Renda) não é atualizada. A última atualização, meia boca, foi em 2015, gerando prejuízo aos trabalhadores, pois o desconto é direto na fonte, atingindo todos, sem exceção. Essa defasagem vem desde os tempos de FHC, passando por Lula, Dilma e Temer. Vergonha e roubo ao bolso de quem trabalha honestamente. Se pegarmos a defasagem, não correção anual da tabela, chega-se ao nível de aproximadamente 90% desde o início do Plano Real. Para se ter ideia do tamanho do rombo, faixa de isenção no começo do plano, em julho de 1994, girava em torno de nove salários mínimos e, hoje, essa mesma faixa não chega a dois mínimos (Economia, dia 7). Todos são afetados, estando na faixa inicial ou nas demais da tabela. Bolsonaro e Paulo Guedes, passou da hora de tratarem esse assunto com seriedade e desafogar a classe trabalhadora, tão penalizada com falta de correção na tabela, sem que haja retorno de tantos impostos pagos..
Mauri Fontes
Santo André

Região FC
Antes do início dos campeonatos profissionais aos quais os times da região irão disputar sempre há expectativa por parte dos minguados torcedores de que, enfim, bons elencos sejam montados. Há contratações aos montes. A nós, torcedores, fica a esperança ver bons espetáculos, haja vista que é o esporte mais popular do País. Mas o que se vê assim que começam os torneios são times da região ruins, elencos fracos, jogadores desconhecidos, pernas de pau e sempre os mesmos técnicos. Exceção neste início de ano ao Água Santa, de Diadema. Já o São Caetano, que tem presidente eterno, dá vexame na elite. São Bernardo – com um pé na Série A-3 – e Santo André – não põe medo em ninguém – se arrastam na Série A-2. EC São Bernardo, na A-3, ainda não engrenou. Será que não percebem que sem investimentos na base, em estrutura e principalmente em bons jogadores não há milagre? Por que em região tão industrializada como esta não temos times com patrocínios fortes, estruturados, com planejamentos, investimentos, capazes de brigar por algo que não seja somente fugir do rebaixamento?
Valdir Cobra Almeida
São Bernardo

Foque nas reformas
O post de Bolsonaro causou perplexidade às raposas que ficam à espreita para pegar alguma fala e replicar. Até um bom dia do presidente pode dar pano para manga. Vivemos tempos de muita hipocrisia. Dependendo de quem fala, o assunto tem um peso. Quando foi para crianças tocarem homem nu não se ouviu barulho. Quando presidente dá ênfase à família, aos valores morais, é criticado. Se pudesse dar conselho a ele diria para deixar os ministros trabalharem e não ficar perdendo tempo respondendo às provocações de gente que não quer que o Brasil mude. Foque nas reformas. Governe para todos. Uma hora essa gente cansa e será obrigada a ver mudanças que certamente virão.
Izabel Avallone
Capital

Dia da Mulher
Registro nesta Palavra do Leitor minha eterna admiração, meu respeito e dou parabéns especial a todas as minhas amigas e às outras mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem. Que todas sejam contempladas com a felicidade, para que tenham dias cada vez melhores. E que você, amiga, dê a você mesma grande presente! Que em situação de violência denuncie os que se dizem homens somente diante de uma mulher. Se tiver medo, denuncie anonimamente. E mesmo que a situação não seja com você, vamos nos unir e colocar ponto final na violência. Você, mulher, merece todo nosso respeito, pois sua contribuição em muito faz a vida masculina melhor. Que Deus as abençoe. Que todas as autoridades considerem o fim da violência como extrema prioridade.
Edson Campelo
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;