Memória Titulo Memória
A simbologia do futebol enriquecida
Ademir Medici
15/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Medalhas, chaveiros, bonecos multicoloridos e a bola além das quatro linhas do gramado

Saibam que o valoroso Friburgo Futebol Clube do Rio de Janeiro foi campeão invicto de 1975, não importa qual campeonato foi disputado.

Mais importante: saibam que o município de Nova Friburgo tem historiadores e centros de memória, como temos no Grande ABC e em tantas outras cidades, daí porque Memória mantém a seção Municípios Brasileiros.

Cézar Lívio, o Carioca, descobriu o Grande ABC ao se candidatar a uma vaga na indústria automobilística. Corriam os anos 1960. Ele deixou o Rio, veio para São Bernardo, e aqui fez (e faz) história. 

Inspirado nas matérias que Memória tem publicado sobre o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), Cézar Lívio separou as preciosidades que ilustram a página hoje.

Nosso personagem preserva um ecomuseu em sua casa, no Jardim Maria Cecília. São guardados trazidos do Rio, obtidos aqui, arrecadados por uma equipe multidisciplinar formada, sabem por quem? Pelos catadores de lixo da cidade.

Todos sabem que há um historiador que recompensa os que descobrem no rico lixo de São Bernardo livros raros, discos fora do catálogo, medalhas, chaveiros, imagens e... relógios.

Mas hoje o tema é futebol. Conheçam os objetos que Cézar Livio separou, em especial para você, leitor da Memória.

Martins, pesquisador emérito do CNPq

O professor José de Souza Martins, natural de São Caetano, foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para receber o título de pesquisador emérito, 2019.

A informação foi recebida por Martins esta semana. O título é concebido em reconhecimento à sua exemplar trajetória acadêmica e profissional, bem como a significativa contribuição para o desenvolvimento da ciência no País.

Instituído em 2005, o Título de Pesquisador Emérito é concedido anualmente ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos dez anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

Dos 132 mil cientistas brasileiros, até hoje, 50 o receberam. Desses, muito poucos são das ciências sociais. O título será entregue em Brasília, em data a ser marcada.

Interação com Facebook

‘Os contraventores’

O garotinho estava na calçada, em frente da faixa de segurança, ansioso para atravessar a avenida.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 15 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6989


Manchete – Decisão do Congresso derrota o governo. Plenário veta privatização de estatais e extinção de ministérios, contrariando as pretensões do governo José Sarney.

Indústria – Mercedes-Benz negocia preço de peças para normalizar produção.

Black & Decker suspende produção em Santo André.

São Bernardo – O novo secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Luiz Roberto Alves, tem um plano ousado: quer a criação de um centro cultural na área da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz.


Diadema – Enchente atinge corredor de trólebus em Piraporinha antes da inauguração.

Em 15 de fevereiro de...

1564 – João Ramalho recusa o cargo de vereador eleito para a Câmara da Vila de São Paulo de Piratininga. Alega ser um homem velho que passava dos 70 anos.

1919 – A APSA (Associação Paulista de Sports Atléticos) institui o Campeonato de Futebol do Interior do Estado de São Paulo, o qual será disputado anualmente pelos clubes federados, com exceção dos de Santos e Campinas. Dos participantes não faz parte nenhum clube da região.

O ministro da França, Jean Maurice Casenave, chega a São Paulo. Sobe a serra de trem, cortando a região. Vai visitar a colônia francesa paulistana.

Do noticiário do Correio Paulistano: foi aprovado, por unanimidade, o projeto de constituição da Liga das Nações; vai ser abolida a diplomacia secreta germânica.

1949 – Aprovado o loteamento Vila Linda, em Santo André.

1984 – Encontro sertanejo no Teatro Elis Regina, em São Bernardo, reúne: Nelsinho e Jorge Arantes, Nelson Porto e Paranaense, Josa e Josinei, Tião da Silva e Tianinha e Chapecó, humorista.

Notícia no Diário: ELA & ELE (Solange) – Vídeo-cassete tem sucesso comprovado, cf. coluna Ela & Ele, assinada por Solange Dotto.

Santos do Dia

Jovita e Faustino, mártires

Geórgia

Claudio Colombiere (França 1641-1683). Jesuíta. Atua na França, Inglaterra e nas colônias inglesas da América

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 15 de fevereiro:

No Mato Grosso, Canarana

Em Minas Gerais, Cássia

No Paraná, Cornélio Procópio e São João do Triunfo

No Maranhão, Matinha

Em Santa Catarina, São Miguel do Oeste

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;