Cultura & Lazer Titulo Em cartaz
Herói dos sete mares nos cinemas

Longa, que estreia hoje nas telonas, coloca Aquaman pela primeira vez como protagonista

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/12/2018 | 07:44
Compartilhar notícia
Divulgação


As cores e o clima mais leve realmente chegaram para ficar no universo da DC Comics no cinema. A guinada obtida pela editora e pela Warner Bros após a ótima recepção do público e da crítica de Mulher-Maravilha (2017) fizeram com que essas características presentes no melhor filme da parceria servissem de base para Aquaman, que estreia hoje nos cinemas da região com cópias convencionais e em 3D.

Com estilo oitentista modernizado, enredo interessante e derrapando em piadas fora de tempo, o longa-metragem fecha a temporada de filmes de heróis nas telonas com uma produção clássica do gênero que repagina o pouco explorado personagem.

Esta é a primeira vez que ele ganha protagonismo na sétima arte após participação no desengonçado Liga da Justiça (2017). Criado na década de 1940, ele sempre é lembrado como uma das grandes figuras da DC, mas tem dificuldades para se manter na lembrança do público de maneira mais séria.

Seu caminho nos quadrinhos tomou rumo chamativo com a reformulação conhecida como Novos 52, na qual o roteirista Geoff Johns e o ilustrador local Ivan Reis (de São Bernardo) deram fôlego para que voltasse a ter relevância. Essa mudança foi essencial para que ganhasse versão em carne e osso com orçamento de cerca de US$ 160 milhões.

É um filme de origem e todo o background de Arthur Curry (Jason Momoa, carismático como protagonista e poderoso como demanda a ideia de um super-herói) é explicado, incluindo a relação da mãe atlante e do pai humano, os treinos durante a infância/adolescência e o crescimento longe do reino de Atlântida. A trama, com aspiração shakespeariana, o coloca como peça fundamental para o futuro dos mundos submarino e da superfície, uma vez que o meio-irmão Orm (Patrick Wilson) deseja reunir os impérios aquáticos para brigar com o restante do planeta e somente o ‘príncipe mestiço’ pode lhe tirar o trono. Não faltam traições, alianças e desconfianças de atitudes.

Apesar dos poderes especiais que possui, Arthur não deseja ser herói nem rei nem nada com muita responsabilidade. Ele ajuda a humanidade como pode e suas ações são conhecidas das pessoas por meio de flagras nos jornais e na internet – algumas cervejas pagas por fãs o agradam. Sua jornada épica para ir além do que pode fazer é puxada pela princesa Mera (Amber Heard), que o ajuda a se importar mais com o universo abaixo dos oceanos, ainda que exista mágoa guardada por anos. Apesar da importância da aliança, o romance entre eles não aspira animação no espectador por conta da falta de química entre os atores em cena. São simpáticos, mas não cativantes o bastante.

As batalhas dentro e fora dos mares abusam de efeitos visuais de primeira qualidade e trazem mudanças para confrontos épicos do gênero, com a movimentação dos personagens sendo diferenciada debaixo d’água, criaturas como tubarões, cavalos-marinhos e crocodilos sendo usados como montaria e duelos entre tridentes e raios laser. O espetáculo visual criado pelo diretor James Wan (de Invocação do Mal e Velozes & Furiosos 7) remete à mescla de guerras de Star Wars e O Senhor dos Anéis. São os momentos mais tensos e divertidos do filme, que peca ao forçar a barra em certas cenas para fazer piadas e tiradas cômicas com timing errado – característica eficaz nas produções da Marvel. Aquaman não é memorável, mas também está longe de ser esquecível. O longa tem personalidade sem depender de todo um apoio vindo da antiga e decepcionante DC sombria dos cinemas e com toda liberdade que, às vezes, só o mar pode proporcionar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;