Cultura & Lazer Titulo
Cultura exibe documentário sobre cultura baiana
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 16:18
Compartilhar notícia


A TV Cultura exibe domingo, às 12h30, o primeiro documentário da série "Bahia, Singular e Plural", produzida pelo Instituto de Radiodifusao Educativa da Bahia (Irdeb) em cooperaçao com a TV Educativa de lá. A série conta com sete documentários, que compoem um vasto, rico, bem elaborado mapa das manifestaçoes de cultura popular do interior baiano: das muitas Bahias, em grande parte desconhecidas, ancestrais - e vivíssimas, vozes de negros e índios, cores, vozes e música da miscigenaçao.

O programa de domingo se chama "As Burrinhas da Bahia". Mostra uma peculiaridade baiana: a brincadeira da burrinha nao fica restrita aos folguedos do bumba-meu-boi, como em outros Estados, mas aparece em várias outras manifestaçoes, animando festas de cidades pequenas, arrastando folioes pelas ruelas - ou brincando sozinhas ao som de pandeiros, violoes, instrumentos de sopro e sanfona. Pesquisa, produçao, roteiro e direçao do episódio sao de Josias Pires.

Nele, sao apresentadas dez burrinhas - dez usos da burrinha (aquela montaria falsa, que o cavaleiro "veste" e que se move por suas duas pernas): do Vale do Sao Francisco, do Recôncavo, do sertao e do sul do Estado. A origem remota da brincadeira da burrinha é a imagem do viajante, do estradeiro dos primeiros tempos da colonizaçao. Uma burrinha é o logotipo da série, em desenho de Carybé.

Registro audiovisual - Equipes da TV Educativa baiana percorreram 67 mil quilômetros, pelo interior do Estado, nos últimos dois anos. Registraram 300 horas de sons e imagens, em 57 municípios. Gravaram 2.121 manifestaçoes de música, dança e canto, no que, acreditam os produtores, é o maior trabalho de registro do gênero já empreendido no Brasil, o maior registro audiovisual sobre a cultura popular.

O projeto prevê o lançamento de seis CDs e de 20 documentários. Os dois primeiros CDs, que têm, como os demais, orientaçao de produçao do etnomusicólogo Fred Dantas, foram lançados no fim do ano; outros dois estao previstos até o fim deste semestre e ainda este ano deverao sair os dois restantes.

Os documentários foram divididos em lotes. O primeiro lote tem sete episódios. "As Burrinhas da Bahia" é o primeiro. Os outros seis serao mostrados nos próximos domingos, sempre às 12h30.

Serao vistos e ouvidos sambas-de-roda, cantos de trabalho, negos-fugidos, marujadas, reisados, Sao Gonçalos, congadas, lindros-amores ("lindros", mesmo, corruptela de lindo, fala popular interiorana), bumbas-meu-boi, nesses sete primeiros documentários. Além de "As Burrinhas da Bahia", sao eles: "Nego Fugido"; "Ternos e Folias - Festas de Reis"; "Folias de Negros - Festas de Reis"; "Mastros Sagrados e Profanos"; "O Pequeno Grande Mundo de Santa Brígida" e "Caretas Zambiapunga".

Os discos foram gravados em capelas, casas de fazenda, quintais de casas - os lugares das danças, dos cantos festivos. Nada foi adicionado ou modificado: é como se o espectador estivesse lá, ouvindo (alta tecnologia de gravaçao de som e vídeo foi empregada para obtençao do resultado ótimo).

Diversidade - O projeto "Bahia, Singular e Plural" é um desafio auto-imposto pelo Instituto de Radiodifusao Educativa da Bahia, na intençao de "registrar, divulgar e valorizar a diversidade geográfica e cultural do Estado, a singularidade de sua história, de suas tradiçoes e de suas manifestaçoes culturais mais genuínas" - conforme o texto que introduz a série.

O projeto entrou em execuçao em 1995, quando todas as prefeituras baianas receberam questionários em resposta aos quais prestavam informaçoes sobre as riquezas culturais e características regionais de seus municípios. Foi o passo inicial (de resultado inferior ao que se esperava); a partir daí as equipes do Irdeb e da TVE passaram a visitar os municípios, ampliando as informaçoes.

No início de 1996, a TV Educativa baiana lançou o Projeto de Mapeamento Cultural e Paisagístico da Bahia, com um primeiro documentário - "Aquarela Musical do Sertao", gravado na regiao do sisal. De lá para cá, produziu cerca de 20 documentários para o Projeto de Mapeamento Cultural e Paisagístico. "Bahia, Singular e Plural" é um desdobramento daquele esforço inicial.

Tesouro - Os programas que em sete domingos, a partir deste fim de semana, serao vistos em rede nacional, já foram levados ao ar pela televisao pública baiana. Nao fossem um inestimável tesouro sao uma grande alternativa para o telespectador domingueiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;