Setecidades Titulo Mobilidade urbana
S.Caetano inaugura primeira etapa de ciclofaixa amanhã

Perímetro de seis quilômetros destinado aos ciclistas liga as avenidas Goiás e Presidente Kennedy; serviço funcionará das 8h às 16h

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
01/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano inaugura, amanhã, às 10h30, seis quilômetros de ciclofaixa de lazer – trajeto entre as avenidas Goiás e Presidente Kennedy. Trata-se da primeira etapa de circuito cicloviário que pretende ampliar a malha destinada aos ciclistas dos atuais dois quilômetros para 11 quilômetros.

A ciclofaixa funcionará exclusivamente aos domingos, das 8h às 16h. O trecho ocupará faixa segregada do leito carroçável (quando a via é posicionada no canto da pista convencional para os veículos). O trânsito não será bloqueado. Além disso, o traçado será interligado à ciclofaixa já existente na Avenida Tijucussu (1 quilômetro) e também à ciclovia da Avenida Presidente Kennedy (1,7 quilômetro), ambas inauguradas em 2011.

O circuito cicloviário é composto por quatro etapas (veja croqui ao lado). Posteriormente, entrarão no projeto as avenidas Nelson Braido e Fernando Simonsen (1,8 quilômetro), além da Guido Aliberti (2,2 quilômetros), serão contempladas. A última fase consiste em projeto futuro, com início das obras previsto para 2019 – prazos não foram detalhados.

A primeira fase do programa, denominado CicloLazer, foi avaliada pelo valor de R$ 170 mil e o gerenciamento da atividade ficará a cargo da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). O investimento total do projeto está sendo recalculado, conforme a administração, devido às ampliações das etapas 2 e 3.

Para o prefeito do município, José Auricchio Junior (PSDB), a ciclofaixa de lazer serve como embrião para o cenário previsto para São Caetano. “A ideia é fazer da bicicleta um modal de transporte na cidade. Tanto que pleiteamos recursos, via Avançar Cidades (do governo federal), para a modernização da Mobilidade Urbana em São Caetano e a ciclovia está presente no pleito. A ideia é aproveitar esse ramal da ciclofaixa (para transformar em ciclovia), evidentemente com algumas derivações”, explica.

O chefe do Executivo lembrou ainda que a ampliação do programa de ciclofaixas está sendo retomada, tendo em vista a manutenção dos atuais dois quilômetros existentes desde 2011. “É impressionante como a população aderiu à ciclofaixa de lazer. Aos domingos, esses quilômetros que temos hoje ficam lotados. Há demanda”, comemora Auricchio. A ideia é que a população tenha opções de lazer. “Nossa proposta é propiciar saúde, bem-estar, convivência, qualidade de vida e sentimento de pertencimento ao espaço público.”

EXPECTATIVA
Embora a área destinada aos ciclistas funcione com exclusividade apenas aos domingos, a população são-caetanense é adepta da via, seja para andar de bicicleta, correr ou caminhar. O aposentado Manoel dos Santos Rodrigues, 65 anos, passeia de bicicleta todos os dias no período da tarde. O morador do bairro Barcelona afirma usar o modal como transporte. “Além de eu gostar, faço exercício e ajudo o meio ambiente. Com mais ciclofaixas estou feito. Vai ser muito bom (a inauguração das etapas)”, celebra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;