Esportes Titulo
Convocados de Felipão só marcam dois gols na rodada do final de semana
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
24/03/2002 | 19:05
Compartilhar notícia


A rodada deste final de semana comprovou que artilharia não é a prioridade do técnico Luiz Felipe Scolari para a montagem da Seleção Brasileira. Apenas dois gols foram marcados nos diversos campeonatos regionais brasileiros e nacionais europeus pelos 20 jogadores de linha convocados por Felipão para o amistoso contra a Iugoslávia (quarta-feira, em Fortaleza).

E nenhum dos dois foi marcado por um atacante. O único de posição genuinamente ofensiva que balançou a rede foi o meia Juninho Paulista, que marcou, de pênalti, o gol de empate do Flamengo na partida contra a Ponte Preta (3 a 3, sábado, em Campinas, pelo Torneio Rio-São Paulo). O outro 'artilheiro' da Seleção na rodada foi o volante Gilberto Silva, do Atlético Mineiro, que conferiu de cabeça o segundo gol do Galo na vitória de 3 a 1 sobre o Coritiba (neste domingo, no Couto Pereira, pela Copa Sul-Minas).

Um dos quatro atacantes convocados para o amistoso contra a Iugoslávia nem esquentou o banco de sua equipe. Trata-se do 'Fenômeno' Ronaldo, da Inter de Milão, que não joga uma partida oficial há mais de três meses - e deve ser titular da camisa 9 amarela na quarta-feira. Sem o brasileiro, a Inter venceu a Roma por 3 a 1 (com um gol do italiano Christian Vieri e dois do uruguaio Alvaro Recoba) e assegurou a liderança do Campeonato Italiano. O time da capital cederá dois atletas à Seleção: o lateral-direito Cafu e o volante Émerson. Mas nenhum deles balançou a rede. O gol romano no jogo foi do italiano Francesco Totti.

Outro atacante da Seleção, que também não jogava há mais de mês, não foi escalado como titular de sua equipe. Luizão só entrou aos 17 minutos do segundo tempo da partida em que o Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo Cruzeiro, pela Copa Sul-Minas, neste domingo. Do outro lado do campo estava Edílson, que também consta da lista de Felipão. Mas o 'Capetinha' também passou em branco. Ricardinho e Lúcio marcaram os gols na vitória da Raposa.

O quarto atacante da lista é Ronaldinho Gaúcho, que vem brilhando pelo Paris Saint-German no Campeonato Francês. A equipe da capital francesa venceu seu compromisso no final de semana (1 a 0 sobre o Guingamp) – sem gol do centroavante gaúcho (Fabrice Fiorese marcou).

Preteridos - Os artilheiros Dodô (Botafogo), França (São Paulo) e Romário (Vasco da Gama), que não foram convocados, também passaram o final de semana sem balançar a rede. Os dois primeiros dividem a artilharia do maior campeonato regional do país: ambos têm 15 gols. Romário tem nove.

Para fechar a maré de má sorte dos atacantes citados, os times dos três perderam seus respectivos compromissos no Rio-São Paulo – Corinthians 3 x 1 Botafogo; São Caetano 1 x 0 São Paulo e Vasco da Gama 1 x 3 Fluminense.

Na Europa, Lyon, do zagueiro Edmílson, e Milan, do zagueiro Roque Júnior, venceram seus compromissos nos Campeonatos Francês e Italiano, respectivamente, com gols de jogadores brasileiros. O atacante Sonny Anderson marcou uma vez na vitória de 2 a 0 do Racing de Lyon (que também conta com o volante Juninho Pernambucano) sobre o Lorient. Na Itália, o lateral Serginho fez o único gol da vitória do Milan sobre o Piacenza.

Outro preterido por Felipão que brilhou no final de semana na Europa é Giovane Élber, atacante do Bayern de Munique. Autor de dois gols na vitória por 3 a 0 de sua equipe sobre o FC Colonia, ele chegou a 108 gols na Liga alemã e se tornou o maior goleador estrangeiro desde a criação da entidade, em 1963. Élber ultrapassou em dois gols o recorde anterior, que era do suíço Stephane Chapuisat (Borussia Dortmund).

A lista completa de convocados para o amistoso contra a Iugoslávia é:

Goleiros
Marcos (Palmeiras)
Rogério Ceni (São Paulo)

Laterais
Cafu (Roma)
Roberto Carlos (Real Madrid)
Júnior (Parma)
Belletti(São Paulo)

Zagueiros
Lúcio (Bayer Leverkusen)
Roque Júnior (Milan)
Edmílson (Lyon)
Anderson Polga (Grêmio)
Juan (Flamengo)

Meias
Émerson (Roma)
Djalminha (La Coruña)
Denílson (Real Bétis)
Kléberson (Atlético-PR)
Gilberto Silva (Atlético-MG)
Kaká (São Paulo)
Juninho Paulista (Flamengo)

Atacantes
Ronaldinho Gaúcho (PSG)
Ronaldo (Internazionale de Milão)
Edílson (Cruzeiro)
Luizão (Grêmio)

Rivaldo, do Barcelona (Espanha), estava entre os convocados, mas foi cortado devido a uma contusão no tornozelo esquerdo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;