Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Paulo Polido é o primeiro deficiente a correr nos Sertões


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

26/07/2006 | 08:20


Entre os 20 competidores que largam amanhã em Goiânia (GO) na categoria Superproduction diesel, na 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, um deles leva, além da força de vontade e determinação, o desejo de lutar por uma causa maior.

É o piloto Paulo Polido, 27 anos, portador de deficiência física. Ele é o primeiro deficiente a participar da competição, contando pontos como os demais pilotos. Participar do evento é um sonho antigo de Polido que, neste ano, resolveu fazer o projeto e buscar parcerias. “Quero incentivar o deficiente a sair de casa. Se eu posso correr num rali, enfrentar as dificuldades das trilhas em tantos dias de prova, por que o deficiente não pode sair de casa e atravessar uma rua, subir uma calçada?”, questiona.

Polido vai correr com uma picape Chevrolet S10 cabine simples, adaptada para o rali especialmente para ele. O acelerador, freio e embreagem são manuais. O navegador será seu pai, Alcides, que já participou da competição em 96 e 97 de moto.

Polido foi piloto de motocross dos 12 aos 19 anos, quando sofreu o acidente que o deixou paraplégico, em junho de 98. Segundo ele, o esporte teve um papel fundamental em sua reabilitação. Ele tem movimentação da cintura para cima e hoje não precisa mais de cadeira de rodas, utiliza um andador.

Em 2002, foi selecionado entre vários pacientes para participar da pesquisa experimental de células-tronco. Entre 30 pacientes, é o que apresentou melhores resultados, tanto na parte motora, quanto na sensibilidade. “Minha sensibilidade na perna direita está quase no pé,” comemora.

Informações: www.viqui.com.br



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados