Internacional Titulo
Michelin arrebata da Goodyear conta de fornecimento com o exército americano
Da AFP
26/01/2007 | 16:51
Compartilhar notícia


A fabricante francesa de pneus Michelin arrebatou da competidora americana Goodyear o contrato para abastecer os famosos veículos militares Humvee do exército dos Estados Unidos, tornando-se o único abastecedor.

Um porta-voz de Goodyear reconheceu nesta sexta-feira que seu grupo havia perdido o contrato para fornecer equipamento aos Humvee. "O anúncio explica claramente que o contrato para os pneus foi conseguido pela Michelin e também é verdade que produzíamos pneus para os Humvee do exército", declarou Ed Markey à AFP.

Michelin anunciou na noite de quinta-feira ter obtido a conta de 1,7 bilhão de dólares por um período de seis anos para equipar os veículos de todas as armas americanas (exército, aviação, marinha e infantaria da marinha).

O grupo francês já era o principal abastecedor do exército americano para os veículos táticos.

O anúncio do contrato foi feito após a concretização de outro de 700 milhões de dólares assinado no início janeiro pela Michelin e o Pentágono para o equipamento de aviões militares.

A Goodyear foi afetada por uma greve na América do Norte no fim do ano passado. Nessa ocasião, um parlamentar americano se preocupou com as consequências para o abastecimento de pneus dos Humvee em ação no Iraque.

Perguntado sobre o vínculo entre a greve e a perda do contrato, Ed Markey respondeu: "esperamos que não seja o caso. Fizemos esforços enormes para assegurar o abastecimento de um número suficiente de pneus ao exército durante a greve e não temos razão para pensar que a greve tenha sido levada em consideração".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;