Memória Titulo
O rádio lembra Mauá: o barão, a cidade e o distrito

O Brasil em todos os tempos, programa semanal de Memória da Rádio Eldorado AM, homenageia hoje, com reprise amanhã, Irineu Evangelista...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Brasil em todos os tempos, programa semanal de Memória da Rádio Eldorado AM, homenageia hoje, com reprise amanhã, Irineu Evangelista de Souza, o visconde e barão de Mauá. A vida do principal empresário brasileiro do século 19, seus empreendimentos - não só ferroviários -, suas vitórias e derrotas estão na pauta do programa, apresentado pelo jornalista Geraldo Nunes.

Além da figura do Barão de Mauá será focalizada a nossa cidade de Mauá, cujo nome em homenagem a Irineu Evangelista de Souza foi oficializado em 1926. Naquele tempo, Mauá se constituía em bairro rural de São Bernardo e trocava o antigo nome: Pilar. Também será lembrado o distrito de Visconde de Mauá, em Resende (RJ).

O BARÃO

O tema escolhido busca lembrar os 120 anos da morte do Barão de Mauá, ocorrida em 21 de outubro de 1889 em Petrópolis (RJ). Irineu era gaúcho da Freguesia de nossa Senhora da Conceição do Arroio Grande, Município de Jaguarão. Nasceu em 28 de dezembro de 1813.

A CIDADE

Com o nome de Pilar, o povoado de Mauá começou a ser formado ao redor da estação ferroviária local, inaugurada em 1883.

Em seus primórdios, Mauá teve nomes de origem tupi-guarani: Cassaquera (que significa 'Cercados Velhos') e Caguaçu ou Caaguaçu (Mata Grande). Tais denominações são encontradas ao longo do século 18. É neste período que Mauá passa a ser atingido pelo povoamento disperso proveniente de São Paulo.

O Distrito de Paz de Mauá surgiu em 18 de outubro de 1934. O plebiscito que elevou Mauá a município foi realizado em 22 de novembro de 1953.

Carlos Gonzaga

Aos 85 anos, o cantor que popularizou a canção "Diana" recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo. Foi uma linda festa realizada na semana passada. Carlos Gonzaga interpretou seu grande sucesso.

Os títulos paulistanos eram antigos, mas faltavam ser entregues. Coube a lembrança ao jornalista Antonio Aguilar, também homenageado pela Câmara paulistana. Aguilar tem um programa de rádio chamado "Festa de Arromba", que é apresentado aos domingos, ao meio-dia, pela Rádio Capital (1040).

Já Carlos Gonzaga, pioneiro da música jovem brasileira, é do Grande ABC. Há muitos anos reside em Capuava, Santo André.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". O dia em que a MPB tomou conta da Universidade de São Paulo (USP). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: black band de Cab Calloway, Johnny Mathis e o conjunto vocal The Mills Brothers; amanhã: a obra musical de Bing Crosby. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". Mauá, o barão, a cidade e o distrito (veja abertura). Entrevistados: Jorge Caldeira, jornalista, autor do livro "Mauá, empresário do Império" (Companhia das Letras); Andréia Kuhner, secretária de Turismo de Resende, município onde se localiza o Distrito de Visconde de Mauá, no Rio; Paulo Betti, que interpreta o Barão de Mauá no filme "O Imperador e o Rei", de 1999, dirigido por Sérgio Resende; e Ademir Medici, que fala sobre a construção da estrada de ferro São Paulo Railway e a nossa cidade de Mauá. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Programa relembra a entrevista que o apresentador Hélio Ribeiro fez com Elis Regina e César Camargo Mariano na década de 1970. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Dois cantores radicados no Grande ABC são destaques no programa: Carlos Gonzaga, residente em Capuava, e Demétrius, residente na Vila do Tanque, em São Bernardo. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Novo Oratório

Começa hoje e vai até segunda-feira a 22ª Festa das Barracas Típicas de Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, em Santo André. Endereço: Rua Madagascar, 195. O ponto alto será segunda-feira, com procissão, rosário e passeata. A missa das 18h30 de segunda-feira será acompanhada pelos Violeiros de Aparecidinha.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 10 de outubro de 1979

Diadema - Prefeito Lauro Michels visita o filho na Nicarágua; vice Romeu da Costa Pereira assume.

Medicina - Alunos querem criação de um hospital-escola na Fuabc.

Publicidade - Diário promove seminário de Marketing Publicitário, a cargo do professor Cícero Moura Mendonça.

Ensino - Escola Técnica Industrial Lauro Gomes, a ETI de São Bernardo, celebra 15 anos.

Teatro - Carlinhos Lira, teatrólogo de São Caetano, encena "Fim de carreira, Galiléia".

Polícia - Assaltante de 14 anos chora pelo filho.

EM 10 DE OUTUBRO DE...

1968 - Prefeito Hygino de Lima inaugura a Cidade da Criança, em São Bernardo.

1969 - Falece o chefe da Seção de Administração da Câmara Municipal de São Bernardo, José Monteiro de Brito Netto.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Cerqueira César e Laranjal Paulista, elevadas a município em 10 de outubro de 1917; é também o aniversário de Iracemápolis, com autonomia desde 1954.

HOJE

Dia da Honestidade, Dia do Empresário Brasileiro, Dia da Luta da Mulher contra a Violência, Dia Mundial do Lions Clube e Dia Mundial da Saúde Mental.

SANTOS DO DIA

Daniel Comboni (bispo), Francisco de Bórgia, Gereão, Leão Magno e Paulino de York.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;