Nacional Titulo
Primeiro corpo é encontrado na plataforma da Petrobras
Do Diário OnLine
17/03/2001 | 20:30
Compartilhar notícia


A Petrobras confirmou na tarde deste sábado que foi encontrado o primeiro corpo dentre as dez vítimas da explosão ocorrida na plataforma P-36 da empresa, na madrugada da última quinta-feira, no Campo do Roncador (Bacia de Campos, Rio de Janeiro). Trata-se do funcionário Sérgio Santos de Souza, 36 anos, localizado por volta das 13h, após quase três horas de operação de resgate.

O reconhecimento da vítima foi dificultado devido ao estado do corpo, bastante deformado por causa do impacto que causou a morte. A análise da arcada dentária e a identificação de uma micose tiveram de ser empregados para a identificação. Souza morava em Salvador e deixa a mulher e uma filha.

Resgates - O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, em entrevista coletiva neste sábado, afirmou que há duas prioridades para a equipe de resgate que atua na P-36: tentar estabilizar a plataforma e encontrar os corpos das vítimas restantes para entregá-los às respectivas famílias.

O ritmo de afundamento da plataforma em alto mar diminuiu, segundo Reichstul. Desde a noite de sexta-feira até a manhã de sábado, a P-36 adernou mais 50 centímetros. Desde a madrugada de quinta-feira, a plataforma teria afundado cerca de quatro metros, com inclinação aproximada de 24°. Entre quinta e sexta-feira, a plataforma havia penetrado um metro e meio dentro da água e seria totalmente engolida em 48 horas, se mantivesse esse ritmo.

A equipe de técnicos, mergulhadores e consultores da Petrobras prossegue lutando para evitar um afundamento completo da P-36. Vários buracos existentes na plataforma foram vedados pelos mergulhadores e toneladas de água foram retiradas dos compartimentos inundados pela equipe de técnicos. As injeções de nitrogênio e gás comprimido continuam a serem aplicadas nas estruturas para tentar aliviar a inclinação da P-36 e tentar fazer com que ela flutue e ganhe estabilidade.

Reichstul mostrou-se neste sábado mais confiante na recuperação da estrutura, já que a vedação dos buracos e as injeções de gás parecem ter aliviado o afundamento da estrutura metálica. As chances de evitar o afundamento total da plataforma já não são tão pequenas e o presidente da entidade acredita que é "cedo" para falar em perda total.

As operações para recuperar a plataforma serão retomadas na manhã deste domingo, com o auxílio de 50 toneladas de equipamentos importados da Europa e técnicos trazidos da Holanda.

Heróis - O presidente da Petrobras, Henri Fellippe Reichstul, e o gerente de Recursos Humanos da empresa, José Lima de Andrade Neto, reuniram-se neste sábado pela manhã em Macaé com as famílias dos funcionários desaparecidos na explosão da Plataforma P-36 para prestar solidariedade.

Reichstul afirmou que os funcionários da Brigada de Incêndio da plataforma, que morreram tentando debelar o fogo resultante das três explosões, "são heróis, são bravos" que deram a vida para proteger os outros funcionários que ocupavam a P-36.

O presidente da estatal ressaltou que a empresa está especialmente concentrada em tentar recuperar os corpos das nove vítimas restantes para entregá-las aos familiares e propiciar um enterro digno.

O operador de produção Sérgio Santos Barbosa permanece internado em estado crítico no Hospital da Força Aérea do Galeão. Ele teve mais de 90% do corpo queimado no acidente e tem poucas chances de sobrevivência, segundo os médicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;