Política Titulo
Nicolau está foragido há 3 meses
Do Diário do Grande ABC
25/07/2000 | 00:09
Compartilhar notícia


A Polícia Federal de Sao Paulo disse nesta segunda que nao há qualquer previsao para a prisao do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto. Hoje faz três meses que ele está foragido. Desde a semana passada, a corporaçao afirma que "o cerco ao juiz está se fechando e que ele pode ser preso a qualquer momento". "Ele é um fugitivo com capacidade econômica e financeira", justificou o delegado da PF Gilberto Tadeu Vieira Cezar. Segundo ele, a PF demorou cerca de um ano para prender outros fugitivos, como os assassinos do líder seringueiro Chico Mendes.

Na semana passada, o delegado Ademir Alves, que chefiava as investigaçoes na capital, foi substituído por José Pinto de Luna e Sérgio Antônio Trivelin. Segundo Vieira Cezar, Ademir Alves foi transferido para a cidade de Sorocaba, interior de Sao Paulo, onde passou a chefiar uma delegacia que responde pela segurança de outras 40 cidades. Segundo o delegado há a possibilidade de incluir mais um profissional na equipe.

Nicolau, 73 anos, é acusado de evasao de divisas, estelionato, formaçao de quadrilha, peculato e corrupçao passiva. Ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da capital, ele é o principal suspeito do desvio de R$169,4 milhoes destinados à construçao do fórum trabalhista de Sao Paulo. O delegado da PF voltou a afirmar que há possibilidade de o juiz aposentado estar fora do país. "As chances de ele estar fora sao mínimas, mas existem", disse. Vieira Cezar afirmou ainda que a Interpol (polícia internacional) está trabalhando no caso desde o início, ajudando nas buscas no exterior.

Sao mais de 50 agentes e delegados empenhados na captura do juiz foragido. Na operaçao de captura, os policiais já estiveram no litoral e interior do Estado, no Rio, Paraná e Rio Grande do Sul. Estao seguindo a mulher, as filhas e os familiares mais próximos do juiz. A pressao para que a Polícia Federal prenda o ex-presidente do TRT é da Presidência da República, do Ministerio da Justiça, do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público Federal.

O advogado Alberto Toron, que defende Nicolau, impetrou dois pedidos de habeas-corpus no TRF visando revogar as prisoes. A decisao deverá sair na primeira quinzena de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;