Automóveis Titulo Ostentação
Status = carro

Personalidades buscam carrões de luxo para desfilar pelas ruas; Evoque é o queridinho dos boleiros

Dérek Bittencourt
20/07/2018 | 08:41
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


No dicionário, as palavras carro e status estão bastante distantes por conta da ordem alfabética. Se levar em consideração o significado literal, elas não são sequer sinônimas. Entretanto, na vida real uma coisa leva à outra. E esta é uma das razões que comprar um automóvel acaba sendo uma das primeiras atitudes tomadas por jogadores de futebol, músicos, artistas e outros famosos quando começam a aumentar as cifras em seus orçamentos: adquirem um ‘carrão’. Conforme o sucesso cresce, o luxo nos modelos decola na mesma proporção e, assim, os atletas – sobretudo os que jogam em grandes clubes – e demais personalidades passam a desfilar em ‘naves’ cada vez mais sofisticadas.

São BMW, Mercedes, Audi e outras marcas com veículos que ultrapassam os R$ 400 mil, mas que fazem parte do gosto refinado deste nicho. A Land Rover Range Rover Evoque, por exemplo, é a queridinha dos boleiros. O zagueiro equatoriano Arboleda, do São Paulo, por exemplo, adquiriu uma recentemente, mesma situação pela qual passou o ex-corintiano e atual reforço do Paok (Grécia) Léo Jabá – que, inclusive, morou em Santo André e jogou em São Caetano. Mas o SUV compacto não é xodó apenas dos jogadores, afinal, também foram objeto de desejo do MC Don Juan e do DJ Yuri Martins, ambos estourados nas paradas do funk.

Um lojista mineiro radicado em São Paulo, de origem humilde, mas de muita persistência na Zona Leste da Capital vem sendo o principal responsável por renovar e embelezar as frotas das celebridades, sejam elas do esporte ou não. Tiago Borrego Fernandes, 37 anos, se tornou especialista em atender boleiros, MCs, sertanejos, pagodeiros, apresentadores e outras personalidades.

“Um dia entrou o Jô (ex-atacante do Corinthians) aqui (em sua loja). Vendi um carro para ele. Daí o Jô trouxe o Fellipe Bastos (volante do Sport), que trouxe o Guilherme Arana (Sevilla, da Espanha), que trouxe o Clayson (Corinthians – que apareceu durante a visita da reportagem a bordo de uma BMW X1) e assim foi. Usei esse nicho de clientes”, relembra Tiago, que tem camisetas e chuteiras de diversos de seus famosos clientes do mundo da bola.

E, segundo ele, os futebolistas têm um gosto refinado. “Eles gostam de lançamento, não de carro batido (ultrapassado). Só Land Rover, Audi, BMW, as marcas top. Acho que o principal hoje é Land Rover, seguido de Mercedes e BMW. Tenho funcionário que só fica atrás de Evoque para comprar para poder vender. Acho que já estou vendendo mais Evoque do que a própria Land Rover”, brinca o vendedor, que precisou fazer uma adaptação no carro de Arboleda, originalmente verde, mas que o equatoriano quis na cor branca. “Mandei envelopar. Ele ficou supercontente. Mas e para explicar para o equatoriano o que era envelopamento?”, se diverte ao contar.

E, de repente, além dos jogadores de futebol, loja de Tiago caiu no gosto de outros famosos. “Em paralelo aos jogadores começaram a vir os MCs. Quando o MC Lan chegou com aquelas gírias ‘e aí, cachorro?’ ou ‘e aí, ladrão?’, fiquei até assustado no começo. Hoje é um grande cliente. As pessoas torcem o nariz. Não se vê dono de loja top descer para atender os MCs. Eu não, faço questão. Sempre fui tratando todos por igual, nunca fui de puxar o saco e fui criando um respeito. Meu preço é igual para todo mundo, seja jogador, dono de posto de gasolina, engenheiro, não importa. E para mim não existe ‘não’. Não tem impossível”, emenda.

Nesta semana, por exemplo, Tiago conta que recebeu contato do meia brasileiro Ismael Silva, que joga no Akhmat Grozny, da Rússia. O atleta queria uma KIA Sportage para ser entregue no Ceará. Resultado: “A mulher dele mora em Fortaleza, depositou o dinheiro na minha conta e estou mandando de cegonha, sem nem mesmo ele ver o carro. Na base da confiança”, afirma.

Diversos são os motivos que levam as celebridades à loja. Indicação é um deles. Na semana passada, por exemplo, uma Land Rover Range Rover Evoque Zanzibar 2014 teve disputa acirrada entre famosos. Não à toa: na época do lançamento, a montadora britânica colocou apenas 45 modelos à venda no Brasil. E somente três – sendo esta uma delas, segundo o lojista – estavam no mercado.

E são muitas as personalidades que buscam seus carros com Tiago. Entre os esportistas, a judoca ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016 Rafaela Silva, os também futebolistas Emerson Sheik, Pedrinho (ambos do Corinthians), Breno (Vasco), Fabrício (Cruzeiro), Malcom (Bordeaux, da França), Gilberto (Bahia), os MCs Kevinho, Kevin, Gui, WM e Kekel – alguns, inclusive, pedem algumas máquinas emprestadas para embelezarem seus clipes ‘ostentação’ e ele sequer cobra “na base da amizade” –, o apresentador Dudu Camargo, o jogador profissional de Counter-Strike: Global Offensive Lincoln ‘fnx’ Lau, o músico Leandro Filé (Turma do Pagode), entre outros. E, pasmem, alguns trocam ou aumentam a coleção a cada três meses.

E quando questionado se este público pechincha, Tiago não titubeia. “É igual qualquer outro. Vai ter médico pão-duro e mão aberta. Tem MC e jogador também dessa mesma forma. Tem de todos os perfis. Nunca peguei picareta, mas deve existir.”


De lavador a dono de multimarcas de luxo


A história de Tiago Borrego Fernandes, 37 anos, é daquela que – no mínimo – daria um bom livro. Criado apenas pela mãe junto da irmã, saiu de Ipatinga, Minas Gerais, com apenas 20 dias de vida. Cresceu na Zona Leste de São Paulo, onde fez de tudo um pouco, desde entregar panfletos até outros bicos. Mas foi aos 16 que sua vida começou a tomar o rumo que hoje é um sucesso: foi contratado por uma loja de carros no bairro do Carrão (que coincidência), na Capital, onde começou lavando o chão, fazendo limpeza e também serviços de office-boy (no ano seguinte, ainda levaria sua mãe para ser faxineira no local). Simultaneamente, era garçom em um bufê ao lado. Depois de seis anos, após ter experiência como motorista, ganhou a oportunidade de ser vendedor. E foi aí que sua carreira decolou.

Colocou em mente um objetivo: juntar R$ 100 mil para trabalhar por conta própria. Passados 11 anos de vendas, ele conseguiu: pediu as contas na loja e comprou três carros, um Corsa, um Palio e um Gol. “Com aquele valor eu poderia ter uma BMW, que é um carro que alguém de 27 anos sonharia, mas comprei três populares e passei a comprar e vender. Fiquei um ano na rua fazendo isso e senti a necessidade de ter lugarzinho para guardar meus carros, Montei a minha loja em 2008 e ampliei em 2012”, conta.

Tudo ia muito bem até que, em 2016, um fato mudou sua vida. “Fui assaltado. Me levaram dois carros. O seguro pagou, nem foi este o problema. Eu estava estabilizado, bem, em zona de conforto, mas quando três caras armados entraram na minha loja, renderam minha mãe e funcionários, fiquei em choque. Pensei em fechar e sair do ramo”, relembra. Mas após muito pensar, ele colocou outro plano em prática. Fã das grandes e luxuosas lojas da Zona Sul, decidiu ter a sua própria multimarcas de luxo, com funcionários bem vestidos e atendimento personalizado.

“Uma vez um cliente perguntou por que todo vendedor de carro usa polo, tênis, calça jeans e Nextel pendurado na cintura? Então pensei em montar uma loja top, linda, todos trabalhando de roupa social e impor um respeito no ramo”, afirma Tiago, que na inauguração da nova loja – no Tatuapé – reuniu aproximadamente 300 pessoas. “Aqui no bairro a maioria das pessoas conhece minha história e não acreditavam. Diziam: ‘Como aquele moleque chegou onde chegou?’”

E é por isso que o lojista pensa em alçar voos mais altos e, em paralelo às vendas, dar palestras e, quem sabe, ser coach. “Sei tudo o que se passa dentro de uma loja de carro. Estou há 21 anos nisso e sempre aprendendo. E quero também poder ajudar as pessoas, porque dizem que sirvo como inspiração”, salienta.


Craques de times da Europa ostentam coleções exclusivas


Não é só no Brasil que os jogadores de futebol atrelam status a carros de luxo. Na Europa isso é muito comum há décadas. E, atualmente, há quem faça coleção. Um dos principais da atualidade é o português Cristiano Ronaldo, que tem até duas Bugatti, sendo uma Chiron e uma Veyron, além de Ferrari F12 TDF, Mercedes AMG GLE63, Lamborghini Aventador, Chevrolet Camaro, Porsche Carrera 911, Range Rover Sport.

O atacante inglês Wayne Rooney, por exemplo, tem um Aston Martin Vanquish e uma Lamborghini Gallardo. Já o sueco Zlatan Ibrahimovic conta com uma Ferrari Enzo, um Volvo C30 T5, um Audi S8, uma Maserati Gran Turismo e uma Porsche 918 Spyder, enquanto o argentino Carlito Tevez dirige um clássico Bentley Continental.

Há três meses, o atacante da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain Neymar veio a São Bernardo, na fábrica da Mercedes-Benz, buscar um modelo para ele. O jogador, revelado no Santos, ainda tem na garagem duas Ferrari – uma 458 Spider e outra GTC 4 Lusso –, um Audi RS7 Sportback, um Porsche Panamera (amarelo!), um Maserati MC12 e um Volvo XC60.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;