Política Titulo Governo diz que são férias
Em meio a críticas na Educação, Dinah se afasta por duas semanas
Daniel Tossato
12/07/2018 | 07:10
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em meio a críticas dentro da administração e com a possibilidade de sair do comando da Pasta de Educação, a secretária do setor e ex-vice-prefeita de Santo André Dinah Zekcer (PTB) se afastou do cargo durante duas semanas.
A portaria que informou a movimentação no Diário Oficial não deixou claro se Dinah entrou em período de férias ou se saiu por motivos pessoais, apenas citou que o vice-prefeito e gestor da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias (PTB), assume interinamente o comando da secretaria. O Diário Oficial costuma detalhar pedidos de férias de outros funcionários.

O governo de Paulo Serra (PSDB) decidiu realizar pesquisas junto a profissionais da Educação, após crescente reclamação de quadros do setor sobre a atuação de Dinah. O objetivo do formulário é colher a percepção do cenário, que atualmente é considerado insatisfatório. O resultado da pesquisa tende a ficar pronto nos próximos dias.
A situação de Dinah na administração se agravou após a saída da secretária adjunta Cleide Bochixio, que aceitou convite para atuar na Secretaria Estadual de Educação.

Titular da unidade de Articulação Política do Paço, Donizeti Pereira (PV) afirmou que Dinah se afastou possivelmente por período de férias. “Por serem duas semanas e por estarmos em recesso (da Câmara), o pessoal prefere tirar férias neste período”, argumentou. “Mas eu realmente não tenho a informação.”

Havia articulação nos bastidores pelo retorno de Cleide ao governo e de que ela poderia voltar até como secretária, o que recolocaria Dinah em uma área mais política, de apoio ao gabinete. Porém, a manobra foi frustrada devido à atuação de João Cury Neto (sem partido), atual secretário de Educação do governador Márcio França (PSB), e assegurou a permanência de Cleide como número dois da Pasta.

Recentemente, Dinah sofreu críticas até mesmo de vereadores da base de sustentação do governo, que afirmaram faltarem “ideias inovadoras” para a participação na área. Fábio Lopes (PPS) disse, no início do mês, que “tem muita coisa errada, não há capacidade de estímulo aos alunos”. “A Dinah exercia função importante até o ano passado, quando tinha a Cleide, mas hoje é preciso repensar.”

A Prefeitura informou que Dinah Zekcer se afastou durante os dias 10 e 24 de julho para gozar período de férias. A administração confirmou também que o vice-prefeito Luiz Zacarias fica no comando da Pasta por este período. Zacarias, por sua vez, não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;