Economia Titulo Negociação
Trabalhadores da Scania aprovam acordo coletivo para dois anos
Do Diário OnLine
17/05/2018 | 17:58
Compartilhar notícia
Adonis Guerra - Divulgação Sindicato dos Metalúrgicos do ABC


Em assembleia realizada nesta quinta-feira, os trabalhadores aprovaram por unanimidade as cláusulas econômicas do acordo coletivo com validade de dois anos. A proposta aprovada, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora, garante reposição salarial pelo INPC na data-base (setembro), aumento real de 2% a partir de janeiro de 2019 e PLR (Participação nos Lucros e Resultados), paga em duas parcelas (junho/18 e janeiro/19).

Para 2019 os pagamentos seguem o mesmo calendário. A negociação garantiu também a introdução de um vale-compras mensal a partir da data-base deste ano. O acordo termina em janeiro de 2020, com o pagamento da segunda parcela da PLR.

“Conseguimos, nessa negociação, recuperar as perdas dos últimos anos, principalmente 2015 e 2016, quando tivemos de fazer negociações abaixo do índice do INPC. Naquele momento os trabalhadores entenderam a situação. Agora é o momento de recuperar”, avaliou Regis Guedes, coordenador do Comitê Sindical na Scania. O diretor-executivo do Sindicato e trabalhador na montadora, Carlos Caramelo, lembrou que “o momento vivido hoje na fábrica é resultado de negociações anteriores que visaram novos investimentos, vinda de produtos e garantias de exportação, construídas a partir da mobilização dos trabalhadores”.

A fábrica de São Bernardo é a única planta da Scania no Brasil. A empresa produz caminhões, chassis para ônibus e motores para geradores. Atualmente a montadora possui 4,2 mil trabalhadores.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;