Tecnologia Titulo Conservação
10 dicas para aumentar a vida útil de consoles e controles de videogame
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
23/04/2018 | 17:20
Compartilhar notícia


Jogos de videogame ainda são um sonho de consumo para muita gente. Ainda mais no Brasil, pois eles chegam mais caros por conta dos altos impostos praticados. Sendo um baita investimento, os gamers precisam tomar cuidado com seus “brinquedos”. A nerd2.me listou algumas dicas essenciais para quer que seus consoles e controles durem por muitos anos e não atrapalhem seu desempenho online. Confira.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Consoles

1 – Superaquecimento

Imagine você no meio de uma partida altamente disputada e seu console desliga do nada. Isso pode ser um sintoma de superaquecimento, por isso, deixe o aparelho em um lugar arejado. Evite colocá-lo em estantes ou locais fechados. Sempre cuide para manter as saídas de ar livres. Verifique também se a fonte está em local adequado, pois alguns modelos possuem um cooler (ventilação) ou dissipadores de calor. Também não deixe panos, livros, CDs, e enfeites em cima do seu console. Eles contribuem para o superaquecimento do mecanismo. E claro, nunca, em tempo algum, permita o contato direto com o sol!

2 – Sujeira

É claro que é gostoso petiscar enquanto joga seu game preferido, mas líquidos e alimentos não combinam com consoles. O acúmulo de sujeira e pó também pode causar o súbito desligamento do aparelho. Como eles possuem coolers internos (ventiladores), acabam por puxar a poeira para dentro do equipamento. De tempos em tempos, faça uma limpeza com um pano macio (umedecido apenas com apenas água) ou com um aspirador.

3 – Proteja da umidade

Se você morar no litoral ou regiões úmidas, o cuidado precisa ser dobrado – não só com videogame, mas eletroeletrônicos em geral. Fique atento e repare se a parede mais próxima do aparelho apresenta manchas de mofo ou infiltração. Se for o caso, pinte a casa. Outra opção é manter o console na caixa quando não estiver jogando.

4 – Desligue o console

Ao terminar de jogar, desligue o aparelho! Deixá-lo ligado vai consumir energia à toa e aquecer as peças internas desnecessariamente. A longo prazo pode gerar problemas para seu equipamento.

5 – Tenha um no-break ou condicionador de voltagem

Algumas regiões do Brasil possuem oscilações de voltagem muito grande, além da alta incidência de raios e relâmpagos – grande probabilidade de causar um curto-circuito no videogame. Para evitar imprevistos, é recomendável ter um no-break ou um bom condicionador de voltagem.

6 – Atualize o software

Para o hardware do seu console estar afinado é preciso também atualizar o software. Para quem joga offline basta verificar nas configurações do sistema a opção de “manter sempre meu console atualizado”. Para jogos online, a atualização é obrigatória.

7 – Conectividade

Jogos online multiplayer e bate-papo em grupo são os grandes temperos da jogatina. No entanto, em alguns casos, o simples plug & play pode não ser suficiente. Configurações de rede do console e abertura de portas no roteador podem ser necessários. Esses ajustes podem variar de acordo o título do jogo e mensagens de erro do console. É um ajuste de média/alta complexidade. A solução é abrir a sua NAT (Network Address Translation – característica que permite que dispositivos “conversem” com outros que estão em outras redes).

Controles

1 – Limpeza

O controle é peça fundamental no seu console. Sem comando dos seus movimentos no jogo, a graça termina. Por isso, tome muito cuidado com o objeto! Suor, sujeira e pó vão se acumulando em torno dos botões, gatilhos e direcionais. A limpeza deve ser feita periodicamente apenas um pano úmido e, eventualmente, utilize ar comprimido em aerossol.

2 – Pilhas

Se estiver jogando online, com outros jogadores, muito provavelmente não vai sair de casa para comprar pilhas, caso a do controle acabe, certo? Apesar de haver um indicador na tela da sua TV sobre a carga delas, é melhor sempre ter um par à disposição. Há muitos casos em que o controle apaga sem nenhum aviso e geralmente é por falta de energia. Pilhas recarregáveis ou o kit bateria vendido à parte pelo fabricante podem ser soluções mais econômicas. Se for ficar um tempo prolongado sem jogar, lembre-se de tirá-las, pois podem oxidar, danificando o aparelho.

3 – Jogo não obedece os comandos do controle

Apesar de os controles serem equipamentos resistentes e modernos, infelizmente eles têm uma vida útil definida pelo tratamento que recebe. Quedas, sujeira e força excessiva podem comprometer a resposta dos componentes. Nossa recomendação é: cuide com carinho. A garantia desta peça é de apenas 3 meses e uma nova custa caro. Além disso, o conserto por assistência é algo paliativo. Vai apenas conferir uma sobrevida ao equipamento.

Agora, para despertar toda a sua nostalgia, o 33Giga criou um álbum especial para relembrar jogos clássicos, consoles históricos e até títulos que viraram filmes. Confira:

 
 
 
<
>

Leia mais: 
Mega Drive está de volta! Videogame chega com design original e 22 jogos na memória
Saudades do Nintendo 64? Veja como usar emulador do videogame no Android




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;