Setecidades Titulo
Pipoca de panela rende mais, segundo Pro Teste
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/06/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


Fazer pipoca do modo tradicional, na panela, com óleo ou manteiga, é saudável e rende mais. Segundo pesquisa da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o milho estoura melhor quando aquecido no fogão. O teste mostrou que, nestas condições, o percentual de grãos que não explode é menor do que 4%. As opções para microondas, porém, ganham no paladar, de acordo com consumidores consultados.

A associação levou ao laboratório produtos de nove marcas presentes no mercado. As opções da Yoki e da Hikari foram consideradas as melhores do teste. Confira o quadro. Para a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci, o consumidor ganha quando opta por comprar o milho tradicional.

"Além da quantidade, que é maior, há a questão do sal. Já existe o costume de colocar sal na pipoca e, por isso, as marcas não devem abusar da mistura. Uma delas superou o máximo permitido para uma refeição", diz.

A dona de casa Lenilda Barbosa Martins, de São Bernardo, concorda com a conclusão dos pesquisadores. "Prefiro estourar pipoca na panela. Acho que se perde menos", afirma.

A pesquisa também constatou grande quantidade de gordura e a presença de aflatoxinas (produtos do metabolismo dos fungos) em grãos para microondas. Na análise de rótulos e higiene nenhuma das marcas foi reprovada. Sobre o tamanho da pipoca, os produtos para microondas levam vantagem. "A expansão do milho é maior. Fizemos a medição em laboratório e constatamos os tempos de cada marca", completa a coordenadora.

MARCAS
O Extra informou que fabrica o milho de acordo com os parâmetros e normas estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em nota, a empresa diz que desconhece os critérios e padrões adotados para análise. O Carrefour garante que os produtos de marca própria sofrem rigoroso controle de qualidade e que rastreará os lotes pesquisados pela entidade. As empresas Granfino, Kisabor e Orville Redenbachers não foram encontradas. As demais não fizeram comentários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;