Política Titulo Urgente
Lula continua no Sindicato aguardando decisão sobre pedido de habeas corpus

Ex-presidente passou a noite no local; manifestantes contra sua prisão entoaram gritos de "imprensa golpista"

Do Diário OnLine
06/04/2018 | 07:44
Compartilhar notícia
Marcelo Camargo / Agência Brasil


Atualizada às 11H

Desde o início da noite de ontem, militantes de movimentos sociais e sindicalistas marcam presença na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, em vigília de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve ordem de prisão decretada ontem, pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba.

 magistrado ordenou que o ex-presidente comece a cumprir imediatamente pena de 12 anos e um mês de prisão imposta a ele pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente já entrou com um habeas corpus para tentar impedir que Lula seja preso junto ao Superior Tribunal de Justiça, de acordo com o Instituto Lula. Ele deverá se entregar até às 17h de hoje à Polícia Federal.

Por volta das 10h30, ainda não se tinha informações se o ex-presidente irá se entregar ou aguardar decisão do Superior Tribunal de Justiça de um novo pedido de habeas corpus, para que não seja preso.   

MAIS CEDO 

Por volta das 5h, quando muitos dos apoiadores já tinham esvaziado a frente do sindicato, alguns provocaram clima de tensão com profissionais da imprensa. O portão principal da entidade chegou a ser fechado e teve um dos vidros quebrado pelos militantes que entoavam gritos de “Imprensa Golpista”.

Integrantes de movimentos sociais se aglomeram em maior quantidade em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entoam gritos em defesa do político e outros em provocação ao juiz Sérgio Moro.

O fotógrafo Nario Barbosa do Diário foi hostilizado por manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) Povo Sem Medo, que o reconheceu de coberturas anteriores, sobre a ocupação em terreno particular de São Bernardo. Na ocasião, disseram para que o profissional fosse embora dalí.

O ex-presidente Lula passou a madrugada no Sindicato, fazendo esporádicas aparições na janela e acenando aos manifestantes. O petista ainda não disse se fará algum pronunciamento. Familiares, políticos e artistas estiveram ao lado de Lula desde o momento que a decisão foi divulgada, por volta das 17h30 de ontem. (com informações de Caroline Garcia)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;