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Lista de reclamações é liderada por varejo

Grupo Pão de Açúcar é o líder com o maior número de registros (260) no Grande ABC

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
28/03/2018 | 22:48
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 O ranking das dez empresas com o maior número de reclamações nos serviços de proteção ao consumidor do Grande ABC em 2017 é liderado pelo Grupo Pão de Açúcar, do ramo de varejo, mas bancos e operadoras de telefonia e internet também estão na relação (veja mais informações ao lado). Em 2016, o grupo já aparecia em primeiro lugar na listagem (343 reclamações), número que diminuiu para 260. O segundo e o terceiro lugares também eram ocupados pela Vivo (334) e a Claro (255).

O levantamento foi divulgado ontem pela Fundação Procon-SP, e os dados foram levantados com base na lista de seis cidades (Rio Grande da Serra não aparece). De acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Santo André Jairo Guimarães, a liderança do varejo foi sazonal. “Acho que é um comportamento que não vai prevalecer. Deve ter sido algo específico.”

O GPA afirmou que uma reestruturação e troca de sistemas de logística e de atendimento, realizadas em 2016 no e-commerce de eletroeletrônicos (controlado por uma das empresas do grupo, a Via Varejo), refletiu no volume do primeiro semestre de 2017.

Conforme a empresa, este período representou 70% do volume total das manifestações do e-commerce. “Já a partir do segundo semestre constata-se forte queda nesses indicadores, como resultado de um plano estruturado de revisão de processos internos, além de investimento em tecnologia”, informou, em nota.

“Nos segmentos de telefonia e bancário há uso de tecnologia, mas que acaba trazendo dificuldade para o consumidor porque fica mecânica demais, e não resolve os problemas”,opinou a advogada especialista em Direito do Consumidor Ana Paula Satcheki.

Além do Grupo Pão de Açúcar, mais oito empresas se posicionaram ao serem procuradas pelo Diário. A Vivo informou que vem desenvolvendo melhorias de processos e sistemas para reduzir as reclamações e dúvidas apresentadas pelos clientes aos órgãos de defesa do consumidor. A Tim também garante investir nos canais de relacionamento com o cliente e na infraestrutura.

A Sky também afirmou que busca a maneira mais simples e o máximo possível de agilidade, modernidade e inovação em seus processos. O Itaú Unibanco destacou que vem reduzindo as reclamações e que mais de 80% das demandas apresentadas aos procons foram resolvidas em 2016.

A AES Eletropaulo informa que tem feito melhorias no atendimento ao cliente, e que o número de reclamações recebidas caiu 55% no primeiro trimestre deste ano. A Caixa Econômica Federal informou que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais.

A Anhanguera (Educação)garante que investe em melhorias estruturais para o atendimento e que se mantém focada na oferta de um ensino de qualidade, que contribua para o desenvolvimento da região.




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