Cultura & Lazer Titulo Imperdível
Genialidade que ecoa

Sesi Mauá recebe hoje premiada peça baseada na história de Estamira, catadora de lixo esquizofrênica

Marcela Munhoz
17/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Tem gente que vem para este mundo com uma bagagem que não cabe no ‘sistema’. Diz coisas tão viscerais, intensas e verdadeiras que são transmitidas de geração em geração com o mesmo poder e atualidade de quando foram faladas. E olha que muitas estão longe de serem pós-graduadas, saber vários idiomas ou somar riquezas.

Estamira, uma senhora que morava no aterro sanitário Jardim Gamacho, Rio de Janeiro, era considerada louca, mas esbravejou aos quatro cantos frases, pensamentos e poesias inacreditáveis. Sua história, somada à da mãe da atriz Dani Barros, que frequentou muitas clínicas psiquiátricas, e de outras pessoas que vivem à margem, originou Estamira – Beira do Mundo, que será apresentado hoje, a partir das 20h, no Sesi Mauá. A entrada é gratuita.

A peça premiada – ganhou, ao menos, cinco troféus nos principais festivais de teatro – está na estrada desde 2011. Começou a ser apresentada, aliás, dois meses depois da morte de Estamira. “Uma pena que ela não assistiu, mas tenho certeza que está sempre comigo”, conta Dani ao Diário, que, nas idas e vindas da peça, já levou a história para vários lugares, incluindo manicômios e Caps (Centros de Atenção Psicossocial). “Todos os públicos são sempre bem-vindos”. A vida da moradora do lixão pode ser vista também no documentário Estamira, de Marcos Prado (2004).

Para a atriz, a chance de poder repetir frases ditas pela catadora, como “não tem mais inocente, tem esperto ao contrário”, é impagável. “Ainda mais nesta curva sinistra pela qual o Brasil está passando. É impressionante como o texto é sempre atemporal. Além de ser pura poesia, chacoalha muita gente”.

Chocada e triste por conta do assassinato da deputada federal Marielle Franco, Dani garante que a apresentação será dedicada a ela e a todas as muitas Estamiras e Marielles pelo mundo. “As mulheres, finalmente, estão começando a ser ouvidas, estão se empoderando. Embora muitos tentem nos calar, somos milhões na batalha”, conclui.

Estamira – Beira do Mundo – Peça. No Sesi Mauá – Av. Pres. Castelo Branco, 237. Hoje, a partir das 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;