Setecidades Titulo Declaração de amor
Autor de pichação em praça do Jd.Alvorada será processado

Jovem responderá nas esferas cível e criminal por dano ambiental e depredação de patrimônio

Juliana Stern
Especial para o Diário
02/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Autor da pichação na Praça Alvorada, em Santo André, terá de responder processos nas esferas cível e criminal por depredação de patrimônio público e dano ambiental. O jovem, cuja identidade não foi divulgada, prestou depoimento ontem na Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente) e, conforme a Polícia Civil, assumiu a responsabilidade pela declaração de amor feita na parede do espaço, recém-revitalizado.

O muro da praça, localizada no bairro Jardim Alvorada, foi pichado horas depois de a Prefeitura reinaugurar o espaço, que passou por melhorias, como pintura, regeneração da pista de caminhada e reformulação da pista de skate e canteiros.

Em depoimento ao delegado Márcio Antônio Pereira Macedo, titular da Dicma, o autor do ato de vandalismo teria revelado que jogava basquete na praça quando percebeu grupo de jovens – ainda não identificados – com tintas para pichar a área. Neste momento ele teria pedido emprestado material para prestar homenagem à namorada, com a frase “Te amo, Aline”.

Revoltados, moradores do bairro procuraram a administração pública e registraram boletim de ocorrência para identificar o culpado e cobrar retratação. O sucesso na identificação do autor à polícia se deu porque ele registrou o feito em seu perfil no Facebook, marcando a namorada.

Macedo informou que o caso já foi encaminhado para o Tribunal Especial de Pequenas Causas e que o jovem responderá, na esfera criminal, por crimes de menor potencial ofensivo ao meio ambiente, cujas penas previstas variam de três meses a um ano de detenção e multa de 1.000 a 50 mil salários mínimos.

Na esfera civil, a Prefeitura de Santo André informou que, após negativas por parte do autor do crime em realizar acordo a partir de retratação (limpeza do muro), também ingressará na Justiça com processo para que haja ressarcimento aos cofres públicos, que terá de arcar com a despesa para pintar o muro novamente.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;