Setecidades Titulo Segurança
GCMs serão capacitados com Método Giraldi até 2019 na região

Profissionais passarão por formação em centro de treinamento inaugurado ontem, em S.Bernardo

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O chamado Método Giraldi, utilizado pela PM (Polícia Militar) do Estado com o objetivo de reduzir a letalidade policial desde o confronto violento na favela Naval, em Diadema, em 1997, será difundido para as GCMs (Guardas Civis Municipais) da região até o fim de 2019. A técnica – já existente em Santo André desde 2014 – será utilizada para a formação dos profissionais no centro de treinamento na preservação da vida, localizado em São Bernardo, e inaugurado na manhã de ontem pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A instalação do equipamento atende pleito do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, mantido pela entidade regional. O Grande ABC conta com 2.500 guardas, porém, o efetivo de Diadema não utilizará o local, já que o município deixou de integrar o Consórcio em 2017.

A técnica, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), foi criada pelo coronel da reserva da PM Nilson Giraldi, 85 anos. A formação envolve lições teóricas e circuitos de tiro, que ensinam o agente a adotar precauções antes de sacar a arma.

Turma com 20 GCMs das seis cidades passa por formação desde dezembro com técnicas envolvendo treinamento com revólver, pistola e espingarda. O grupo atuará como multiplicador do aprendizado aos demais agentes. O coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Segurança Pública e secretário da área em São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos, acredita que até o fim de 2019 todos os GCMs estejam formados. “Nossa previsão é iniciarmos a habilitação do método a partir da segunda quinzena de março, quando termina o curso de professores”, falou. “Portanto, a previsão é que esse processo leve de um ano a um ano e meio para todos estarem habilitados”, completou.

O espaço para os treinos foi montado em terreno pertencente à Prefeitura de São Bernardo, no bairro Montanhão, isolado da área urbana. O local já é utilizado para atividades do Exército.

Para atender a GCM, o Consórcio investiu R$ 25 mil, entre equipamentos para aplicação do método e munições. A estrutura é removível. “É um equipamento móvel, que vai ser retirado quando não estiver em uso, para poder manter a qualidade do material, já que é de madeira”, explica o secretário executivo do Consórcio Fabio Palacio.

O curso, ministrado pelo gerente de formação em Segurança Urbana do Consórcio, major Edson Lima de Oliveira, envolve seis etapas, entre as quais formação para uso do armamento e atuação em todos os tipos de confrontos armados; execução de serviços especiais; além de noções sobre a conservação do armamento. “Muitos treinamentos visam ensinar o policial a atirar, sem se preocupar com o destino final desse tiro. Ele (agente de Segurança) tem que se proteger para proteger a sociedade. No Método Giraldi, a ênfase é na proteção à vida”, salientou Oliveira.

Presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) ressaltou que a adoção da técnica é de grande valia, já que hoje “a GCM cumpre papel importante, parecido com o da PM”.

 

OCORRÊNCIAS

Apesar de o Método Giraldi ter sido criado para diminuição da letalidade, o número de mortos em confrontos com a polícia ainda é alto. Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), 83 pessoas perderam a vida em conflitos com a PM no Grande ABC em 2017, sendo 29 em Santo André, 22 em São Bernardo, uma em São Caetano, 15 em Diadema, 14 em Mauá, uma em Ribeirão Pires e uma em Rio Grande da Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;