Memória Titulo Memória
Santo André para estudar: o pioneirismo dos professores Sinna e Mattei
Ademir Medici
22/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


No programa Memória desta semana do DGABC TV, o pesquisador Octavio David Filho, da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires, sintetiza o Grande ABC da virada da década de 1940 para 1950.

Há 70 anos, a região era somente ABC, de três cidades constituídas: Santo André, São Bernardo ‘do Campo’ e São Caetano ‘do Sul’. Mauá, Ribeirão Pires, Diadema e Rio Grande ABC ainda seriam formados como municípios autônomos.

Santo André se posicionava como uma espécie de capital do ABC. Tudo convergia para o eixo da Rua Coronel Oliveira. Em 1948, por exemplo, um único curso ginasial existia, da escola particular do professor Paulo Sinna. Escola técnica do comércio, a Senador Flaquer, do professor Waldemar Mattei.

Jovens andreenses e das demais cidades e distritos do atual Grande ABC buscavam Santo André para estudar. O Estado planejava e aos poucos instalava os primeiros cursos ginasiais, dos chamados institutos de ensino Américo Brasiliense (Santo André), João Ramalho (São Bernardo) e Coronel Bonifácio de Carvalho (São Caetano).


RETROSPECTIVA

Sacola em punho, Octavio David Filho participa do Memória na TV de hoje com dois álbuns de onde extraímos as fotos, com os comentários do entrevistado.

Os alunos de Mauá, Ribeirão Pires e até de Paranapiacaba vinham de trem para estudar em Santo André.<CW-15> Uma dificuldade eram as raras viagens de trem: somente quatro por dia. Era preciso conciliar o horário ferroviário com o período de aulas.

De São Bernardo, vários colegas. Vinham em jardineiras, os ônibus de então.

A igreja do Carmo não tinha sua torre concluída. Havia jardins na Praça do Carmo, com canteiros de flores e passeios de terra batida. O velho prefeito Saladino Franco morava no seu casarão da praça.

André Beer, um dos alunos, levaria alguns anos para alcançar a posição de realce na indústria automobilística brasileira, chegando à presidência da Anfavea. Era mais conhecido pelo conjunto musical do pai. André tocava harmônica e apresentou-se na maioria dos clubes locais.

Hoje os colegas orgulham-se de Rubens Awada, que se formou em Medicina.

NO AR...

Octavio David Filho repassa à Memória cópias de dois convites de formatura: os bacharelandos de 1948 do Ginásio Santo André; os formandos em Contabilidade da Escola Senador Flaquer em 1952. Riqueza de nomes. Confiram no site do Diário: www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos

Domingo, 21 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6682

Religiosidade – Arte sacra, paixão dos Bastiglia.

A pintura sacra tem nos irmãos Ferdinando e Enrico Bastiglia importantes realizadores.

São deles obras como a da Catedral do Carmo e a representação da Santa Ceia na Igreja Matriz de Santo André, além de outras espalhadas pelo Estado e em cidades como Goiânia.

Enrico Bastiglia havia falecido em 1973; Ferdinando Bastiglia, aos 73 anos, é entrevistado por Maria Angelica Ferrasoli e fotografado por Mauricio Pavan.

Nota – O Banco de Dados do Diário preserva os negativos das fotos, documento valiosíssimo não só pelos retratos de Ferdinando Bastiglia, mas das obras sacras em si, todas em preto e branco.

Santo André – Denunciado o trem da alegria no Semasa.

Memória – Italiani Uniti in S. Bernardo. A história da Sociedade Italiana local, a primeira formada no Grande ABC.

Carnaval – Foram as folias da nudez feminina. Como será em 1989? Artigo da jornalista Claudia Muller.

Polícia – PMs ameaçam parar.

Em 22 de fevereiro de...

1913 – Luigi Camilo Amadeu Lazzuri, o Gigino, nasce em São Bernardo. Foi comerciante e produtor de móveis finos.

1918 – O Parque Anhangabaú, em São Paulo, ganha um monumento: ‘Le Petit Moulin’. A peça, em gesso, figurou no salão parisiense de 1913. Adquirida pela prefeitura de São Paulo, foi fundida em bronze e colocada no novo parque, restaurado entre os viadutos do Chá e Santa Ifigênia.

A guerra. Do noticiário do Estadão: avanço dos alemães na Rússia; ocupação do Rovno; desembarque de filandeses e voluntários no golfo de Botnia; os russos retiraram-se ante o avanço, sem resistir.

1973 – João Alfredo Blande, proprietário da Senaib (Comércio e Representação), de São Paulo, arremata a INA (Indústria Nacional de Armas), de Utinga, Santo André, por 813 mil cruzeiros.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 22 de fevereiro:

Em São Paulo, São Pedro, elevado a município em 1881, quando se separa de Piracicaba

Na Bahia, Abaíra, Belo Campo e São Desidério

Em Minas Gerais, Andradas

Em Pernambuco, Calçado

Em Tocantins, São Félix do Tocantins

Fonte: IBGE

Hoje

Dia da criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), conforme lei federal de 22 de fevereiro de 1989.

Santos do Dia

Abílio

Lineu

Margarida de Cortona

Igreja celebra a Cátedra de São Pedro, apóstolo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;