Turismo Titulo
Ecos maias em X-Caret
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
11/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


X-Caret é um parque diferente de tudo o que já se viu no Brasil. Mescla diversão, natureza e preservação da cultura maia. A preservação ambiental é levada tão a sério que até os protetores solares precisam ser biodegradáveis para que os produtos não contaminem os corais. As trilhas levam a templos antigos, à Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e à réplica de um cemitério, além de animais, aquários, borboletário, berçário de tartarugas, tanques com arraias, tubarões, golfinhos e diversos outros animais. O parque é tão grande e as trilhas, tão longas, que a impressão é de estar somente com seu grupo no parque.

As atividades são inúmeras. Pode-se nadar com golfinhos e tubarões, praticar diversas modalidades de mergulho, curtir a praia, observar a paisagem a partir de um mirante no alto do parque, apreciar shows maias em diversos pontos e ainda provar a culinária típica em um dos quatro restaurantes: tem o de comida mexicana, o de frutos do mar e dois especializados em cozinha internacional.

Nosso passeio foi a descida pelo rio subterrâneo. Ele preserva características naturais, mas foi mais alargado para que fosse possível explorar todo o percurso, que leva em média meia hora. A água geladíssima e a escuridão podem assustar os claustrofóbicos, mas a magia de poder literalmente mergulhar na história é indescritível. As construções estão ali há cerca de 5.000 anos. E poder conhecer o interior com águas azuis, estalactites, poços, vegetação e seus desenhos, faz dos mais sedentários verdadeiros apaixonados pela aventura.

Como o parque é grande e com muitas trilhas, é fácil se perder até com o mapa na mão. Uma linha preta no chão mostra por onde passa o rio subterrâneo - forma fácil de se localizar entre tantas placas de tantos idiomas e com poucas pessoas no trajeto para perguntar pelo caminho.

Terminado o percurso no rio, a dica é seguir para a próxima atividade aquática antes de se esbaldar num dos restaurantes. Uma praia de água verde-esmeralda com quiosque de sapê, piscina natural e jardim de coqueiros com redes prontas para um descanso indica que chegou a próxima atração: o sea trek, uma das modalidades de mergulho mais seguras para quem tem medo de água. Um escafandro garante respiração e liberdade de movimentos em baixo d'água. O pesado capacete foi uma das primeiras invenções para mergulho.

No X-Caret, o percurso subaquático se dá numa piscina natural. Uma escada com corrimão deixa o aventureiro a seis metros de profundidade com todos caminhando em fila para observar os cardumes. A sensação de mergulhar dessa forma faz o turista sentir-se como um astronauta em gravidade zero. O oxigênio que abastece o capacete impede a entrada da água preservando penteados femininos até debaixo d'água.

Como o dia passa rápido em X-Caret, o melhor é ir curtindo as atrações que já estão no caminho de volta, como borboletário, orquidário, lojas de artesanato, shows maias com atores descendo pelo rio, a vista da capela com altar voltado para o mar e a miniatura de um cemitério. A predileção dos mexicanos pela morte é revelada em lápides com tiradas cômicas.

O fim do dia é brindado com show maia. Para os mexicanos, a apresentação vale mais do que o dia de diversões no parque. A apresentação diária, com mais de duas horas de duração e encenada por 300 bailarinos, conta a história dos antigos rituais maias.

Uma das cenas mais impressionantes é o jogo de pelota. Mais do que diversão, a competição servia para indicar um novo líder. Cada participante precisa fazer a bola passar por um pequeno círculo usando somente a cintura. Em algumas modalidades, são usados tacos para equilibrar bolas de fogo.

A noite segue com apresentação de músicas e danças típicas de grande parte dos 30 Estados mexicanos. Uma surpresa para quem imaginava que o México só contava com a graça do sombreiro e dos mariachis do Estado de Jalisco. Uma produção de deixar turistas boquiabertos e mexicanos emocionadíssimos, como se fossem brasileiros num show de Roberto Carlos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;