Internacional Titulo
Presidente do Paquistão faz discurso neste sábado
Das Agências
12/01/2002 | 13:10
Compartilhar notícia


O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, poderá anunciar várias medidas antiterroristas neste sábado à noite durante um importante discurso à nação em Islamabad, informou uma fonte ligada ao Governo.

O presidente deve anunciar "a proibição de um pequeno número de organizações e medidas mais severas contra grupos ou indivíduos que incitam a população à violência", segundo a mesma fonte. "O Paquistão fará todo o possível dentro de suas leis" para eliminar o terrorismo que emana de seu território, acentuou Musharraf.

"A questão de entregar cidadãos paquistaneses a países estrangeiros não é cogitada atualmente", declarou o dirigente em referência à solicitação da Índia de entregar-lhe 20 supostos terroristas.

A Índia acusa o Paquistão de proteger grupos islamitas que militam pela independência da Caxemira, responsáveis, segundo Nova Délhi, pelo atentado suicida perpetrado contra o Parlamento federal indiano no dia 13 de dezembro (14 mortos, incluídos os cinco assaltantes). Desde o atentado, os exércitos dos dois países se mobilizaram na Linha de Controle que serve de fronteira na disputada Caxemira, de maioria muçulmana.

O general Musharraf enfrenta a difícil tarefa de responder às fortes pressões internacionais para reduzir as tensões com a Índia sem que pareça ceder às exigências de Nova Délhi.

Segundo o jornal The Nation, "o presidente reafirmará sem dúvida o compromisso do Paquistão de respeitar a resolução 1.377 da ONU sobre terrorismo, mas também distinguirá entre os combates pela liberdade e o terrorismo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;