Cultura & Lazer Titulo
O monstro que inspirou 'A Forma da Água' entra em cartaz no IMS
01/02/2018 | 07:44
Compartilhar notícia


Com a estreia do favorito ao Oscar, A Forma da Água, ganha grande interesse o relançamento do filme que o inspirou, O Monstro da Lagoa Negra (1954), de Jack Arnold.

Claro, não vale ver para estabelecer comparações entre os dois, mesmo porque os efeitos especiais evoluíram demais nos mais de 60 anos que separam uma obra da outra. Mas, com olhos mais generosos, e sem tanto fetiche tecnológico, podemos curtir o que há de original e encantador neste velho filme em preto e branco programado pelo Instituto Moreira Salles.

A história tem tudo a ver com o Brasil, pois a Lagoa Negra se encontra na Amazônia. Um arqueólogo encontra a ossada da mão de uma espécie humanoide não identificada. Volta aos Estados Unidos e prepara uma expedição para tentar encontrar o esqueleto inteiro.

O espectador é então conduzido a uma trama de aventura bastante interessante. Claro que existem no barco os conflitos de sempre. Há o interesse científico em descobrir uma nova espécie convivendo com a cobiça de explorar o espécime como atração circense e ganhar dinheiro e fama.

Mas há, sobretudo, a relação entre o "monstro" e a mocinha, Kay, interpretada pela bela Julie Adams. Em A Forma da Água, o diretor Guillermo del Toro radicaliza a relação entre os dois. Mas, no filme de 1954, a paixão da criatura pela mocinha já é explícita. A sequência mais bonita - e também a mais tensa - é quando a garota sai do barco para nadar na lagoa e é acompanhada, sob a superfície, por um fascinado ser anfíbio alguns metros abaixo da água.

Não é o único momento de encanto deste belo filme. Arnold reinou durante os anos 1950 como mestre da ficção científica - é dele a obra-prima do gênero, O Incrível Homem Que Encolheu (1957). No entanto, Arnold jamais viu a cor de um Oscar. Foi indicado pela Academia uma única vez, e por um documentário, With These Hands (1950). Caso A Forma da Água vença mesmo no dia 4 de março, será uma justiça poética para Jack Arnold.

O Monstro da Lagoa Negra / The Creature From the Black Lagoon

IMS (Avenida Paulista, 2.424, tel. 2842-9120). Sáb. (3), 21h: dias 8 e 10, 22h; dia 18, 19h. R$ 30.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;