Política Titulo Nova casa
Ana Paula assume direção em São Caetano e elogia a rede

Ex-secretária de Sto.André coordenará projetos na área de atenção básica no governo Auricchio

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
31/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSCS


Ana Paula Peña Dias assumiu a direção de atenção básica, da Secretaria de Saúde de São Caetano, e teceu elogios à estrutura de trabalho no município.

Segundo a ex-titular de Saúde de Santo André, o retorno ao setor público, dois meses após deixar o Paço andreense, se deu pelo desafio apresentado pelo município vizinho. “O que me fez retornar é que tenho paixão pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tenho mestrado em Saúde pública e seria difícil ficar longe. Mas não seria qualquer convite que me faria voltar. Não poderia dizer ‘não’”, destacou.

Ao mesmo tempo, Ana Paula evitou fazer comentários sobre o período em que atuou em Santo André e afirmou manter relações de amizade com a equipe do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Por sua vez, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) destacou, em cerimônia realizada ontem, que o trabalho de Ana Paula poderá ser uma espécie de laboratório de iniciativas voltadas à atenção básica. “Temos em São Caetano, 15 bairros com uma unidade de Saúde em cada um. Queremos chegar às casas de diversas maneiras, até fisicamente”, explicou o tucano.

Na visão da secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a chegada da nova diretora ajudará o município a reestruturar o setor, com a junção das atividades de atenção básica com o PSF (Programa Saúde da Família). “A atenção básica ficou para trás e é uma porta de entrada no sistema. O usuário tem por hábito só se tratar com especialistas, mas precisa passar no clínico geral que pode tratar uma série de doenças mais simples. Isso também passa por mudança de cultura e a população precisa ter garantia de atendimento na atenção básica”, resumiu a titular.

Atualmente, São Caetano consegue atender entre 54% e 60% da população por meio de programas de atenção básica, que englobam a prevenção de doenças, orientações para alimentação saudável e atendimento odontológico.

A meta da gestão Auricchio é chegar até o fim do ano com o atendimento na casa dos 75%. Além disso, a Secretaria de Saúde projeta a contratação de quatro médicos para a formação de equipes novas de atendimento e de pelo menos nove novas equipes de odontologia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;