Internacional Titulo
Justiça austríaca suspende processo contra nazista
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 14:15
Compartilhar notícia


O processo contra o psiquiatra Heinrich Gross, 84 anos, foi suspenso nesta terça-feira, logo depois de ser iniciado. O motivo alegado foi o estado de saúde de Gross. Ele é acusado de assassinato de crianças com deficiência física como parte de um programa de eutanásia nazista.

O juiz Karl Heinz Seewald declarou que o acusado está momentaneamente incapaz de acompanhar o processo. Gross será submetido a exames médicos e psiquiátricos daqui a seis meses, para determinar se o processo poderá ser retomado, anunciou o juiz.

A suspensao foi classificada como ``escandalosa' por Waltraud Haeupl, cuja irma foi assassinada em 1942, aos quatro anos de idade. Na clínica vienense chefiada por Gross morreram 700 crianças com deficiência física.

O deputado do Partido Verde Karl Oellinger declarou que o ``escândalo' nao consiste em adiar o processo e sim ``no fato de que a Justiça nao interveio durante décadas'.

Esta era a primeira vez, desde os anos 50, que a Justiça austríaca reabria o sumário dos programas de eutanásia empreendidos em 1939 pelos nazistas para ``limpar a raça', eliminando deficientes físicos e doentes mentais. Durante os programas, foram assassinadas 25 mil pessoas na Austria, anexada à Alemanha em 1938, pelo Terceiro Reich.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;